E finalmente uma das estréias mais esperadas da Fall Season aconteceu. Nas duas últimas décadas, o o mundo sobrenatural dos vampiros ganhou muitas adaptações, novos livros e entre outros, como a série de filmes Anjos da Noite, Crepúsculo, a série True Blood e outros. Será que NBC chegou no momento certo ou tarde demais?
O episódio começa mostrando como Dracula retornou ao mundo dos vivos, com uma pequena ajuda de um cidadão (que fica revelado mais tarde quem é) e com uma doação bastante generosa de sangue, se é que você me entende. A luz é bastante trabalhada, o que reforça o ar de mistério, pois você ainda não associou o Dracula à aquele "caixão", que possui estacas perfurando o corpo. Pouco a pouco, você entende que ele esteve preso em um caixão de aço, e que aqueles sujeitos estão ali para liberar ele dessa prisão, e não que são ladrões de túmulos, ou gênero. E então, temos uma cena em que o sangue é derramado através da boca da escultura, caindo na boca do Dracula. Apenas eu ou mais alguém achou isso estranho? Afinal, quem é que vai deixar um buraco na boca de uma escultura que permite dar sangue ao Dracula? Eu que não.
E então, um deles é assassinado a fim de poder dar o sangue ao Dracula, e eu diria melhorou bastante de aspecto, hein?
Mas como nem tudo é perfeito, os efeitos da transformação, em alguns poucos momentos, são bem artificiais. Quando temos então uma visão de como é o Dracula com carne e sangue, a história dá um salto temporal brusco (até demais na minha modesta opinião), o que pode ter deixado alguns confusos. Eu fiquei bastante confusa, e demorei um pouco para me localizar de novo.
Temos então Dracula galã se preparando para um baile, no qual conhecemos seu fiel amigo (e não mordedor aparentemente), que é apresentado como mordomo, mas também uma espécie de espião, visto que ele consegue descobrir qualquer coisa sobre qualquer pessoa. Acho interessante que seja um ator negro nesse papel, pois é o único negro na série toda e além disso, a série parece situar em uma época que não se usaria negros como mordomos. Confesso que fiquei bastante curiosa em descobrir mais sobre essa parceria tão peculiar.
Durante esse momento já percebemos algumas diferenças da imagem mais comum do Dracula, mas ainda é cedo para dizer se ele é de fato diferente daquilo que a cultura popular diz. Ainda temos a apresentação de alguns personagens, que na cultura popular são importantes: Mina Murray, Jonathan Harker e Lucy Westenra. E temos então algo bastante comum em quase todas historias que envolvem Dracula: a mulher morta, no caso, Mina Murray. E é nesse momento que começa a aparecer alguns detalhes que lembram o filme Drácula de Bram Stocker, de Coppola (irei comentar mais do filme no final do post).
E é nesse baile que percebemos o quão ambicioso Dracula é: ele apresenta a tecnologia wireless de energia. Pode parecer uma coisa meio estranha a aparecer em uma série desse tipo, mas acredite, nada do que aparece nas telas é sem motivo. E então temos uma sequencia de acontecimentos que explicam a história de Dracula, assim como a apresentação de Van Helsing, que pode ter surpreendido alguns.
O plot principal da série é a vingança de Dracula e Van Helsing contra a Ordem do Dragão. Existem um ou outro plot paralelo, mas nada que dê a impressão de serem importantes o suficiente a ponto de durarem boa parte da temporada. E existem semelhanças com o filme do Coppola, e antes de falar delas, vou dar um resumo do filme: É sobre Vlad Teles, o famoso Dracula, que ao defender a Igreja Cristã contra o ataque dos turcos na Romênia, tem a noiva enganada pela Igreja e que passa a acreditar que Vlad está morto e então se joga pela janela, morrendo no rio abaixo.
Vlad ao retornar descobre que ela está morta e que eles estão condenados ao Inferno. Ele se rebela contra a Igreja e passa a renegar Deus, o que o faz virar vampiro, pois jura vingança com os poderes da treva. E então, mais tarde, ele conhece uma mulher que é igual à noiva e passa a ficar obcecado com ela. Logo, chega-se a conclusão que a série por mais que seja "vendida" como original, claramente está fazendo um reboot do filme de Coppola, apenas está indo por um caminho diferente.
Agora vamos falar das semelhanças: noiva morta por causa de alguma Ordem superior (na série foi queimada na fogueira, cena que é mostrada em um sonho da Mina. E reconheceu a atriz? Ela fez Helena em Arrow) e vingança de Dracula. Não me surpreenderia se a série usasse um motivo bem semelhante ao do filme para justificar o porque de ele ter virado vampiro. E para quem não sabe, a Ordem do Dragão existiu na realidade, e era uma sociedade secreta de cavaleiros nobres, criada por causa das Cruzadas, ou seja, defender os interesses cristãos e lutar contra os inimigos da Igreja. O real Vlad Teles fez parte dessa Ordem.
Mas na série, essa Ordem é uma sociedade não tão secreta que é composta por empresários da elite que acabam por controlar o curso da história e da humanidade, pois acabam controlando o que a sociedade consome, no caso o óleo, carvão e etc. E é dai que vem a tecnologia wireless de energia: Dracula quer dar maneiras baratas para a população em geral não ser controlada pela Ordem do Dragão, e consequentemente fazer com que a história siga seu rumo natural. Isso pode ser parte da vingança de Dracula ou não, ainda não ficou totalmente claro.
Van Helsing me surpreendeu em dois aspectos: ser a pessoa que trouxe Dracula de volta à vida e ser aliado dele. No resto, é retratado da mesma forma que na obra de Bram Stocker: professor universitário de antropologia e filosofia (resta confirmar se ele usa símbolos religiosos para combater inimigos), e é ele quem destrói Dracula na obra e no filme. Se lembro bem, ele teve um filho assassinado e tem uma esposa que sucumbiu à loucura por causa da morte do filho, mas se recusa a se divorciar pois é extremamente católico e isso é contra os princípios da Igreja. Resta ver até que ponto irão as referencias ao Van Helsing.
No mais, Mina Murray, Lucy Westenra e Jonathan Harker não tiveram grandes modificações. Eu ficaria surpresa se Mina Murray seguisse quase o mesmo rumo da Mina Murray de The League of Extraordinary of Gentlemen. Se você não sabe do que estou falando, aqui vai um resuminho rápido: Ela se casa com Jonathan (após ele encontrar Dracula e ficar traumatizado), descobre que sua amiga Lucy morreu de uma doença misteriosa, volta para Inglaterra, se alia ao Van Helsing para destruir o Dracula (que descobre o plano e se vinga mordendo Mina 3 vezes e alimenta ela com sangue dele), e não completa a transformação, pois Dracula foi destruído, o que liberta Mina do feitiço. Já no filme, mesmo tendo destruído Dracula, ela continua com algumas habilidades vampiras por causa do sangue vampiro.
P.S. Vale lembrar e mencionar que a NBC pediu 10 episódios sem olhar o episódio piloto, ou seja, foi uma série aprovada logo de cara. Talvez isso explique porque o piloto não tem a qualidade de um piloto que teve mais tempo que o restante dos episódios para ser preparado. E veremos como a história será desenvolvida em apenas 10 episódios. Por enquanto, continuarei assistindo.
P.S. 2 Existe alguns erros de direção de arte e roteiro (existem cenas que não estão muito bem claras a importância dela), mas se você não se importa tanto com detalhes, não se preocupe com isso.
Postar um comentário Blogger Facebook