Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: EU NASCI PARA ISSO
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Meu crush pelo Bradley Cooper só aumenta. O Beco do Pesadelo é um remake do filme de mesmo nome de 1947, que por sua vez é baseado em um c...


Meu crush pelo Bradley Cooper só aumenta.

O Beco do Pesadelo é um remake do filme de mesmo nome de 1947, que por sua vez é baseado em um conto de 1946. A história até que é bem simples: Stan Carlisle, um homem sem passado e sem futuro arranja emprego em um circo, nesse lugar ele encontra personagens excêntricos, entre ele o casal Zeena e Pete. Os dois são artistas de mentalismo em decadência. Desse encontro fortuito, Stan descobre uma nova vocação: tornar-se um mentalista famoso. No circo, ele também conhece Molly por quem se apaixona e faz embarcar nessa louca aventura.

Até aí tudo bem, o grande problema é quando Stan decide desrespeitar as regras ditas por Pete: Ele passa a fingir que pode falar com os mortos. Nesse momento, sua ambição ganha e através da misteriosa psiquiatra Lilith Ritter, ele consegue materiais para enganar os homens mais poderosos da cidade. Quando Stan achava ser invencível, seu castelo de cartas é derrubado e ele se percebe só mais uma marionete em um grande jogo.

Nós já vimos histórias parecidas de homens que se acharam maiores que o resto do mundo. A diferença de O Beco do Pesadelo é em não tornar essa mais uma história moralista e sim uma batalha entre o homem e seu destino, ou melhor, sua natureza. Logo no começo, vemos que Stan cometeu um crime e nunca pensou duas vezes sobre ele, mas ao mesmo tempo ele também decide recomeçar, viver um conto de fadas. No circo, há um número especial: a apresentação de um homem selvagem, sem dignidade que come uma galinha viva na frente do público. É o mais baixo que alguém pode chegar por livre e espontânea vontade. Stan o observa com repulsa, mas também um curiosidade que o impulsiona a estar perto do monstro. Estar perto do Selvagem mostra a Stan o que ele poderia se tornar. Mas ele decide que vai ser diferente.

Stan é um sedutor, inventivo, bonito, manipulador, mentiroso e ousado. Características que geram conflitos internos em todas as decisões tomadas  por ele. Bradley apresenta um homem mau que não quer ser mau, mas não consegue escapar. A violência física como a emocional são maiores do que a sua própria força de vontade, o cegando para tudo ao seu redor. Molly ao seu lado vira um simples peão de suas tramoias, mas ela não é ingênua. A personagem desde o primeiro momento demonstra conseguir ver muito da personalidade de Stan, mas a paixão é igualmente avassaladora, indo longe demais por ele.

O grande embate de Stan é verdadeiramente com Lilith, ele a subestima e é encurralado por ela. Ela o usa como sua arma de uma vingança. Ressalto aqui que suas razões não são ditas, na verdade, o filme todo tem uma aura de mistério, nós não conhecemos bem nenhum personagem, encontramo-los em pontos distintos de suas vidas de forma quase casual. Há um clima mágico e maléfico que combina perfeitamente com a estética noir.

O filme segue nesse duelos mentais e na violência implícita em muitos momentos até o grande desfecho, no qual Stan se vê obrigado a encarar o destino, tornando-se o próximo Selvagem. A construção dos personagens até esse clímax é primorosa, nós nos tornamos parte da história. Em compensação, a primeira metade do filme é lenta demais, só conseguindo captar o expectador a partir da segunda parte.

Essa também é uma direção muito diferente de Del Toro. Ele é mais contido, sem grandes extravagâncias e sua estética adapta-se a época escolhida. Não achei além do mediano, o que no caso de Del Toro o médio ainda é bem alto para os simples mortais. O filme não é esquecível, mas também não se sustenta como melhor.

TRAILER O BECO DO PESADELO

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top