Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [CRÍTICA] BELA VINGANÇA - UM CONTO DE HORROR E RAIVA
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
O filme já diz a que veio logo começo. É a primeira cena que dá o tom sobre como a história vai seguir. Em uma boate vários homens de gravat...


O filme já diz a que veio logo começo. É a primeira cena que dá o tom sobre como a história vai seguir. Em uma boate vários homens de gravata e roupas formais fazem danças sensuais ao som de música pop. O ridículo do ato a princípio pode passar só como um toque de humor, mas se nós formos mais a fundo, lembraremos que muitos filmes utilizam do artificio de mulheres gostosas dançando sensualmente mesmo que não faça a mínima diferença na história, tudo isso visando o prazer masculino. Mas Bela Vingança diz AQUI NÃO.

A história acompanha a vida de Cassie, uma mulher de trinta anos que há sete largou a faculdade de medicina após um terrível acontecimento com a sua melhor amiga, Nina, que também fazia o curso com ela. Hoje, Cassie passa as suas noites em bares fingindo estar muito bêbada esperando um "homem gentil" se oferecer para ajudá-la. Todas as vezes, eles dizem que vão leva-la pra casa, mas o que acontece é que eles sempre a levam pra casa deles e tentam se aproveitar da situação.

Bela Vingança mostra muito bem como um ato de violência sexual abala não só a vida de quem passa por aquilo, mas a de todos ao redor a vítima. Durante uma festa da faculdade, Nina acabou ficando super bêbada e desmaiou, seus supostos amigos ao invés de ajudá-la ficaram rindo enquanto um deles a estuprava, aproveitando-se da sua inconsciência. Esse ato terrível destrói não só a vida de Nina, mas a de Cassie também.

Emerald Fennell constrói sua protagonista como uma mulher afundada em culpa por não ter estado lá e ajudado sua amiga. A cada noite que ela vai ao bar reviver aquele momento, ela o desfecha com um final diferente em busca de uma justiça que nunca vai ser real. Cassie deixou de viver há muito tempo. Aqui eu trago um fato interessante que nunca é mostrada uma Nina adulta, sempre são as lembranças de Cassie e as suas fotos da infância e adolescência. A mulher parece querer cristalizar aquele momento e não se lembrar visualmente da hora que tudo foi rompido.

O título em português é um pouco óbvio, não dando tantas margens pra gente imaginar sobre como será o filme diferente do em inglês: Promising Young Woman. Esse nome trabalha muito melhor com a ideia de uma jovem que tinha um futuro brilhante a sua frente, mas que foi interrompido de alguma forma. A parte da vingança faz muito mais alusão ao encontro que Cassie tem com um velho conhecido que abre as portas para que as encenações tantas vezes feitas nos bares se tornem reais e uma justiça por Nina seja alcançada.

Por ser uma mulher, o filme bateu forte nos meus medos mais profundos e me deixou com muita raiva. E eu considero que esse seja o efeito que Fennell queria nos passar. Sem se utilizar de uma torture porn, ela deixa bem clara as marcas da violência. Também leva julgamento a amiga pretensa feminista que diminui um ato de violência porque o perpetuador é seu amigo, a uma reitora que preferiu acreditar no homem, ao advogado que defendeu o agressor, todos esses personagens que giram ao redor do próprio agressor fazendo com que a onda de abuso se multiplique além do físico.

Bela Vingança tem toques de comédia sombria, mas o seu drama é bem intenso. É um dever de todos assistir histórias como essa.

TRAILER BELA VINGANÇA

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top