Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: HISTÓRIAS NATURAIS: TONAR-SE FRONTEIRA
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Exibindo um fantástico domínio técnico, um olhar original sobre as relações humanas e um ponto de vista singular para tratar...








Exibindo um fantástico domínio técnico, um olhar original sobre as relações humanas e um ponto de vista singular para tratar a matéria imaginativa, Marcílio França Castro se debruça sobre as estranhezas que compõem a vida cotidiana.
Um dublê de mãos em filmes sobre escritores explora a relação entre o ritmo do dedilhado e o estilo de seus escritos. O assistente de um velho ator nota que este já não diferencia sua vida e as peças em que atuou. A partir de situações aparentemente corriqueiras, um mundo de extravagâncias absorve o leitor, fazendo-o desconfiar das armadilhas que construímos para nós mesmos e para os outros. Tudo isso sem que se perca de vista o prazer das melhores histórias.



Piscar os olhos, dobras as pernas.
Piscar os olhos, fechar as mãos.
Piscar os olhos, puxar os braços.
Piscar o corpo inteiro: tornar-se ausência.



Eu tive o prazer de acompanhar todo o projeto Contém Um Conto nesse verão de 2018 e foi através dele que conheci o trabalho do Marcílio com o conto "A história secreta dos mongóis", uma história incrível que me conquistou logo de cara. E onde tem fumaça, tem fogo. Histórias Naturais é uma coletânea que te destrói e reconstrói a cada vinte páginas, com pequenas narrativas que te envolvem como o próprio ar.

Se eu fosse escolher uma linha que conduz o livro eu poderia apontar para a memória, para o legado que deixamos e construímos. No caso, boa parte deles aponta diretamente para os momentos de reflexão que temos para olharmos nossas vidas, nossos percursos, tentando entender e aceitar o que houve no meio do caminho.

Tal processo pode ser feito aos vinte e poucos anos ao rever peças faltantes de um passado ou ainda por outra pessoa ao observar um artista que perdeu o controle de seu bem mais precioso, a própria mente.  Marcílio
nos leva a mata caótica que é a vida, embrenhados em conflitos, descobertas e tentativas de sermos melhores de alguma forma. Ao final de cada conto fica uma espécie de angústia e saudosismo, mas também uma sensação esperançosa e cheia de expectativa, ainda temos mais vida pela frente.

O livro é dividido em duas partes: Coleção de Papéis e Histórias Naturais, na primeira temos os contos longos e na segunda somos levados em pequenas narrativas, discussões e só apresentações de fatos que mostram de forma rasgante e incontestável todo o poder da escrita do autor. Meus contos favoritos foram: o já citado “A História Secreta dos Mongóis”, “A superfície dos planetas”, “Aprendizado do jogo” e “O Comportamento das águas”. Mas a verdade é que eu colocaria todos eles e se me deixassem, leria até a lista do supermercado desse homem.

O "tornar-se fronteira" do título é de um dos contos do livro: "Teatro"

AUTOR(A): Marcílio França Castro
PÁGINAS: 200
EDITORA: Companhia das Letras
LANÇAMENTO: 2016
ONDE COMPRAR: Aqui

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top