Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [CRÍTICA] CODA: NO RITMO DO CORAÇÃO
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
A CORRIDA DO OSCAR COMEÇOU, BITCHES! O primeiro  filme que eu vou analisar nem é tão recente assim. O emocionante Coda ou Na Batida do Coraç...


A CORRIDA DO OSCAR COMEÇOU, BITCHES!

O primeiro  filme que eu vou analisar nem é tão recente assim. O emocionante Coda ou Na Batida do Coração é uma refilmagem do filme francês de 2014, A Família Bélier. A premissa é a mesma,  uma família de pessoas surdas com uma única ouvinte, Ruby, que descobre o seu talento para o canto. No desenrolar do filme, nós vemos ela dividida entre as obrigações com a família e o seu desejo de ter um futuro diferente.

O que poderia ser uma história com um plot comum de obrigação vs. desejo, torna-se diferente ao colocar a maior parte das falas feitas em ASL (American Sign Language) e sem tradução para o inglês. Como eu não conheço a linguagem de sinais americanas, usei a legenda em português em algumas partes. O clima criado é completamente diferente do que podíamos prever. Somos levados a mergulhar na cultura surda e entender como é o mundo para quem não se comunica da mesma forma que a maioria.

Além de explorar os pontos comuns e tristes como o preconceito e a dificuldade de comunicação em um mundo que não se adapta. Também vemos a independência construída e valorizada, em nenhum momento alguém os coloca como coitados. Ao contrário, eles escrevem a própria história e é o resto das pessoas que precisa aprender a lê-la.

A minha favorita ficou com Frank Rossi (Troy Kotsur), pai da Ruby. Ele entrou na personagem de uma forma incrível, tornando-o realista, próximo de nós expectadores. Frank encanta como um pai preocupado e apoiador dos sonhos dos filhos. Apesar de ser uma dramédia, o filme não se dedica em nenhum momento a fazer piadas de gestos e falar normais surdas. Troy  nos trazer um humor físico que não tem nada a ver com trejeitos estereotipados.

O filme é muito bonito e dá pra dar uma bela chorada (muitas vezes de alegria). Mas não vi nele capacidade de ganhar o Oscar de Melhor Filme, quem sabe na categoria de atuação com o meu bb Troy, inclusive é o primeiro ator surdo a ser indicado.

TRAILER CODA - NO RITMO DO CORAÇÃO   


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top