Comentários
Andressa Piccinini Andressa Piccinini Author
Title: AS SETE MORTES DE EVELYN HARDCASTLE: UM INCRÍVEL ENCONTRO ENTRE AGATHA CHRISTIE E O FEITIÇO DO TEMPO
Author: Andressa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Dia após dia, um homem acorda em meio aos preparativos de uma festa em honra a Evelyn Hardcastle na Mansão Blackheath. Dia após dia, em um c...



Dia após dia, um homem acorda em meio aos preparativos de uma festa em honra a Evelyn Hardcastle na Mansão Blackheath. Dia após dia, em um corpo distinto. Cada hospedeiro é uma nova chance de descobrir o culpado pela morte da estrela da festa, que se desvela durante o luxuoso baile de máscaras. Além da confusão da viagem do tempo, os segredos transbordam, e nenhum movimento é simples, pois as regras do jogo não estão claras – e reviravoltas acontecem a todo momento.

“Sombriamente cômico, enlouquecedoramente cheio de reviravoltas e com um elenco de personagens extraordinariamente estranhos, esse é um livro de mistério como nenhum outro.”
— Sarah Pinborough

“Este livro me surpreendeu. É totalmente original e único. Eu não consegui tirá-lo da cabeça por dias.”
— Sophie Hannah



As sete mortes de Evelyn Hardcastle foi uma ótima maneira de começar as leituras de 2021. Intrigante, ao primeiro olhar pode parecer uma simples história "who done it" inspirada em outros diversos livros já publicados pelos anos. Seu diferencial é a combinação, um pouco estranha, mas bem acertada, do clássico filme O Feitiço do Tempo, que todos assistimos diversas vezes, onde o personagem acorda no mesmo dia até que tome as decisões certas e aprenda algo sobre si mesmo. 

Mas Stuart Turton não deixa a desejar, dando um pequeno twist nas duas ideias replicadas que ele tenta costurar junto. Nosso personagem principal perdeu suas memórias e, todos os dias, acorda em um novo hospedeiro, vivendo no mesmo dia, diversas vezes, mas com outros olhos. 

Aiden Bishop está preso neste loop temporal até que resolva o assassinato da filha dos Hardcastle, Evelyn, que volta de Paris após 19 anos para o baile de máscaras que é dado em sua homenagem. Com apenas oito dias, Aiden precisa, não apenas solucionar o mistério como também, manter vivos os seus oito hospedeiros, pois ele não é o único que está tentando sair dali. 

Cheio de intrigas, reviravoltas e smoke and mirrows, o livro é puro entretenimento para aqueles que apreciam mistérios. Classificado também como ficção científica, essa qualidade da história fica dormente, sendo apenas uma bruma que esconde algo muito mais profundo e um enredo de traições, maldades e a capacidade humana de mudar diante da adversidade.

O livro é de leitura rápida e simples, que prende com facilidade o leitor. No momento que se entende a dinâmica que o personagem está passando, abre-se porta para diversas conjecturas de como aquilo está acontecendo. Sabendo apenas algumas regras desse jogo, seu nome e que não é seu primeiro loop, Aiden é um personagem diluído junto de seus hospedeiro. Ele não apenas ocupa a vida e o corpo de cada um dois oito homens como adquiri traços da personalidade desses personagens, o que pode lhe auxiliar e acarretar diversos problemas, dependendo do que precisa ser feito. 

É um livro que explicar muito mais que isso pode ser considerado spoiler, e que a verdadeira graça é ir apenas com as parcas informações fornecidas na sinopse. Há mais do que um mistério a ser desvendado e mais de um assassinato, sendo que em apenas um dia, é possível desvendar um assassinato de 19 anos, um completamente novo assassinato e mais um que outro que nosso assassino achou interessante cometer. 

É um recomendação certa para amentes de mistério e investigações e tem o suficiente de novidade e confusão para deixa até mesmo um leitor acostumado com esses enredos interessado na resolução deste mistério. 

Too little information and you're blind,
too much and you're blinded.


Título: As sete mortes de Evelyn Hardcastle
Autor: Stuart Turton
Tradutor: Hilton Lima
Editora: Dublinense
Páginas: 480
Ano: 2020

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top