Comentários
yngrid yngrid Author
Title: O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA É A MANIPULAÇÃO E O PRECONCEITO
Author: yngrid
Rating 5 of 5 Des:
Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem ...




Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem entender a fonte do preconceito.

O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto.
É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O Perigo de uma História Única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações.

Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.





Eu já estava entrando em abstinência de livro da Chimamanda, quando a Companhia da Letras lançou o perigo de uma história única, e mais uma vez, como com os outros livros da autora, seu defeito é que ele acaba. O livro na verdade é uma palestra no TED talk, uma das mais assistidas, inclusive. 


Chimamanda tem o dom da oratória e da escrita, o dom de nos fazer refletir sobre coisas que parecem tão simples e enraizadas que parecem inocentes e não problemáticas. Neste livro ela abre nossos olhos sobre qual a fonte do preconceito, e ela está em como as histórias são contadas e por quem, até serem repassadas de um para o outro, e de como o poder está por trás disso. O impressionante é que tudo que ela diz faz sentido, cada história tem uma versão, um lado, e a depender de quem conte, elas podem se completamente diferentes. Assim como uma história repetida muitas vezes passa a ser a única verdade. Dessa forma passamos a ignorar quem são as pessoas de fato, as características de cada povo e construímos uma imagem muito minimalista e limitada, gerando o preconceito que nem percebemos que existe. Eis que ela mostra a importância de sempre buscar fontes variadas de narrativas e de conhecimento, para ter uma visão mais ampla e profunda do mundo em que vivemos.



 


AUTOR(A): Chimamanda Adichie
PÁGINAS: 64
EDITORA: Companhia das Letras
LANÇAMENTO: 2019
ONDE COMPRAR: Aqui




 

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top