Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: ANTOLOGIA DA LITERATURA FANTÁSTICA: UMA REUNIÃO DE TEXTOS INTRIGANTES
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
Numa noite de 1937, ao conversar sobre ficções fantásticas, três amigos ― Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo ― ...



Numa noite de 1937, ao conversar sobre ficções fantásticas, três amigos ― Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo ― resolveram criar uma antologia com seus autores preferidos. Do filósofo Martin Buber ao explorador Richard Burton, passando pela tradição dos contos orientais, além de Cortázar, Kafka, Cocteau, Joyce, Wells e Rabelais, são 75 histórias ― não só contos, como fragmentos de romance e peças de teatro ― que nos apresentam uma literatura marcada pelo imaginário e por um modo diferente de representar a realidade. “A nossa sociedade ― global, multilinguística, imensamente irracional ― talvez só possa descrever a si mesma com a linguagem intuitiva da fantasia”, anota a escritora Ursula K. Le Guin no posfácio desta edição.


O livro é uma antologia e para aqueles que assim como eu acharam essa palavra estranha irei explicar: significa que é uma compilação de textos, que normalmente seguem uma norma de avaliação e uma determinada vertente literária ou a obra completa de um escritor.
Uma mulher está sentada sozinha em sua casa. Sabe que não há mais ninguém no mundo: todos os outros seres estão mortos. Batem à porta."
A seleção foi feita por Jorge Luis Borges, junto com Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo, todos são autores argentinos. Teve como critério histórias fantásticas, independente de seu tamanho, por isso o livro é constituído por contos, trechos, capítulos e histórias. Trazendo uma diversidade de autores, alguns muito conhecidos como Kafka e outros poucos conhecidos como Wu Cheng'en.
A mitologia malaia fala de um lenço, sansistah kalah, que se tece sozinho e a cada ano ganha uma fileira de pérolas finas; e, quando esse lenço estiver terminado, será o fim do mundo."
Outro fato é que os autores dos textos possuem nacionalidades distintas, mostrando a diversidade da literatura fantástica, além de serem de épocas diferentes também que datam do século III e IV a.C até XX, o que pra mim foi um ponto muito positivo, pois se não fosse por esse livro não teria conhecido alguns desses textos antigos.
Assustadora ideia de Joana sobre o texto per speculum in aenigmate: os prazeres deste mundo seriam os tormentos do inferno, vistos pelo avesso, num espelho."
Há textos bem curtos de uma a três linhas e garanto que mesmo sendo tão curto isso não afeta a sua qualidade, desejei que alguns tivessem mais linhas. Alguns são fáceis e fluídos de ler, outros demandam mais tempo. E claro uns mais interessantes que se tornam favoritos e outros um pouco menos, a preferência deve variar de acordo com cada leitor.
-Agora está sonhando. Com quem sonha? Sabes?
-Sonha contigo. E se deixasse de sonhar, que seria de ti?
-Ninguém sabe. 
-Não sei. 
-Desaparecerias. És uma figura de seu sonho. Se esse Rei acordasse, tu te apagarias feito uma vela."

É um livro que precisa ser lido aos poucos para que possa ser “digerido” e aproveitado com calma. Com certeza vai agradar a muitas pessoas devido a diversidade dos textos e autores. Se tivesse feito a seleção teria deixado alguns textos de fora, mas isso não quer dizer que outros não irão gostar deles, foi uma leitura muito prazerosa e que me proporcionou bons momentos. Preciso elogiar a ótima edição feita pela Companhia das letras, é um livro de capa dura com um belo designer. É leitura obrigatória para todos que são fãs de uma bela edição e de belas histórias.
Ao cair da tarde, dois desconhecidos se encontram nos corredores escuros de uma galeria de quadros. Com um leve calafrio, um deles diz: 
-Este lugar é sinistro. Você acredita em fantasmas?
-Eu, não - respondeu o outro. - E você?
-Eu, sim - disse o primeiro, e desapareceu."   



Título Original: Antologia de la literatura fantastica
Autor: Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo
Tradutor: Josely Vianna Baptista
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 448
Ano: 2019
Onde Comprar: Amazon

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top