Comentários
Andressa Piccinini Andressa Piccinini Author
Title: 10 MOTIVOS PARA ASSISTIR: SHERLOCK.
Author: Andressa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Você já deve ter ouvido falar dessa série. Não? Em que caverna você andou morando nos últimos quatro anos? Tudo bem, tudo bem, deixa que...

Você já deve ter ouvido falar dessa série. Não? Em que caverna você andou morando nos últimos quatro anos? Tudo bem, tudo bem, deixa que eu explico. 

Sherlock é uma série britânica do canal BBC que estreou em julho de 2010. Cada episódio contém 90 minutos e cada temporada contém três episódios.  O tempo de diferença entre um maldito cliffhanger é, em média, dois anos. A segunda temporada de Sherlock lançou no início de 2012 e a terceira no começo desse ano, ou seja 2014. [Tão logo, todos os fãs já estão morrendo e desejando uma 4ª temporada.] 

A série conta a vida de Sherlock Holmes, sim o famoso detetive da era vitoriana, só que no século XXI. Utilizando-se dos personagens e histórias do cânone de Conan Doyle, Sherlock transformou-se em um sucesso mundial. 

Mas se você ainda não viu e quer saber se vale realmente a pena, eu estou aqui para resolver o problema! [e nem era pra rimar] 

The game is on! 

10 - É uma série britânica 



Eu adoro séries britânicas. Há uma grande diferença entre uma inglesa e uma americana. Eu posso dizer o sotaque, que eu amo. Ou a história em si, sem grandes rodeios. Ou a ambientação: Londres! Só sei que, se é da Inglaterra eu corro pra dar uma olhada, confiante que não vou me decepcionar. Bem, em Sherlock é impossível se decepcionar. 

9 - Poucos episódios, mas com grande duração



Esse normalmente seria um motivo de ódio. Eu discordo. Sherlock é perfeito do jeito que é. Não é preciso mais do que três episódios em uma temporada para entendermos a trama. E, querendo ou não, se começassem a colocar mais episódios e menos tempo, eu prevejo uma grande enrolação que tiraria um dos grandes brilhos da série. A única coisa que tenho a dizer é o tempo de espera entre uma temporada e outra. Isso sim é maldade! 

8 - Ambientada no séc XXI



Sendo uma leitora ávida que já leu e releu Sherlock Holmes várias vezes, a ideia de poder vê-lo interagindo com a nossa atualidade é muito divertida. Retirando o famoso detetive da era vitoriana e o jogando em nosso século transformou a série, transformou o personagem e trouxe novos fãs ao antigo Holmes que já foi tão usado. 

7 - O ótimo trabalho dos roteiristas na adaptação



Quem lê Sherlock Holmes sabe. Ele é exatamente da maneira que os roteiristas o descrevem. Um homem que beira a insanidade em alguns momentos. Não só isso. A adaptação de seus contos e livros foi feito de uma forma genuína, criando laços que anteriormente não existiam de uma forma que pareça natural. É uma adaptação que nem Doyle conseguiria por defeito. 

6 - Trilha sonora e edição maravilhosa



Assistir Sherlock é quase sempre um espetáculo. Cada episódio é perfeitamente produzido. Possui uma excelente trilha sonora, que gruda na mente e uma arte de edição lindíssima. Cortes e efeitos maravilhosos. São poucas séries que, por meio apenas de imagens, conseguem nos expressar uma história. 

5 - Personagens secundários


Aqui entra o curioso Mycroft, a sedutora Irene, a doce Mrs. Hudson, a enigmática Mary, o fiel Lestrade, o idiota do Anderson e a apaixonada Molly. Todo personagem considerado secundário na trama é extremamente bem interpretado e bem escrito. Além de importante para a trama. O que seria de Holmes sem sua "not your housekeeper!" ou "not our division!" ou a apaixonada e atrapalhada Molly com seu gosto por psicopatas. Além de carismáticos, cada personagem consegue deixar uma impressão em nosso sociopata funcional preferido.

4 - A trama de cada caso 



São adaptações. O que quer dizer que nem sempre teremos o que foi fielmente escrito no livro. É aí que entra uma trama policial perfeita que nenhum fã de Sherlock Holmes colocaria defeito. As ligações, as maneiras de resolver o mistério, ou seja, a trama do episódio em si. É extremamente bem bolado. Te faz pensar junto de Holmes e descobrir quem é o assassino. E normalmente te engana também.

3 - Jim Moriarty



Jim Moriarty. Hi! Ah o famoso Moriarty. Eu costumo dizer que ele é parâmetro para qualquer vilão de série policial. Se chegar ao nível Moriarty então ele é realmente bom. Isso porque não há nenhum personagem como ele atualmente. Jim é completamente insano! É o nêmese de Sherlock. É o único que Sherlock precisou morrer para acabar com ele. E olha que talvez nem assim. Não há muito o que dizer, Moriarty é o tipo de personagem: ame ou odeie. Não há meio termo. No meu caso: eu o amo! Por mais horrível as coisas que ele fez, ele ainda é meu vilão preferido. E deduzo que será o de vocês também, é só deixá-lo te encantar!

2 - Benedict Cumberbatch, Martin Freeman e Andrew Scott



Aquele elenco de não por defeito! Em primeiro: eu juro a vocês que Ben é Sherlock Holmes. Ele é exatamente como eu imaginei o detetive quando li. Não consigo considerar ninguém mais como o detetive. Isso é para demonstrar o talento dele. Sem falar da beleza, porque né: virou fã de Sherlock, virá fã de Cumberbatch. Aconteceu comigo. Estava lá vendo "Study in Pink" quando fui atrás de descobrir quem era esse Sherlock Holmes tão perfeito. Me apaixonei e agora acompanho a carreira do ator. [e ainda faço aniverário junto com ele... Tá Andressa, ninguém quer saber disso.] Mas não é só com o Ben que isso acontece. Martin, nosso John Watson, também personifica o personagem escrito a tantos anos por Doyle. E Andrew, o Moriarty, não fica atrás. Esse trio é fogo! Não tem como colocar defeito na atuação dos personagens. Na cara de descoberta de Holmes, na de raiva de Watson, na voz de Moriarty... Simplesmente perfeitos!

1 - Sherlock Holmes e John Watson


Afinal de contas, é uma série com a dupla de detetives mais conhecida e amada do mundo! Quem não ama uma boa história de Sherlock Holmes? É impossível! E o mais incrível é como foi trabalhada a relação Holmes e Watson. Magnificamente lindo. Conseguimos ver que a presença de John transforma o personagem, antes frio e distante, de Sherlock Holmes. Conforme as temporadas passam há uma grande evolução no personagem, mostrando assim o lado mais humano de um Holmes, muitas vezes, tratado como máquina, ou seja, sem coração. No começo ele se parece muito mais com um Holmes assim. Mas no decorrer da série isso muda, mostrando a importância da amizade entre Sherlock e John.


Ah eu poderia ficar por aqui escrevendo e escrevendo. Citando mais milhões de motivos do porquê vocês devem, precisam, necessitam, assistir Sherlock. Até porque foi complicado achar apenas 10 motivos aqui. Tenho medo de não ter passado todo o glamour de uma das melhores séries da atualidade e, não tenho medo de dizer, entre todas as quarenta e poucas séries da minha grande, a minha preferida. Ficou curioso? Assista "Study in Pink" e entre nesse maravilhoso universo de Sherlock Holmes. E se prepare, que esse fandom sofre. E sofre pra valer!

E nunca se esqueçam: the game is never over! 
03 Fev 2014

Sobre o Autor

 
Top