Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO: ALGUMAS COISAS NÃO PODEM DURAR PARA SEMPRE
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece ap...



Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. Laura Dean é popular, engraçada e MUITO LINDA… mas também pode ser insensível e bem cruel. O relacionamento cheio de idas e vindas deixa Freddy desnorteada, e seus amigos não entendem por que ela sempre aceita reatar. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre.

As premiadas Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell dão vida a uma narrativa delicada e pungente sobre o amor na adolescência, nos convidando a imaginar o que acontece quando deixamos para trás os relacionamentos tóxicos e abrimos espaço para relações que nos fortalecem. Laura Dean vive terminando comigo venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes.


Laura Dean é a garota dos sonhos de qualquer uma. Aquele imã que faz todos serem imediatamente atraídos. E ela gosta da atenção. Talvez ela goste mais da atenção do que das pessoas que estão ao seu redor. Freddy é uma das operárias adoradoras da abelha rainha. Teoricamente, ela é a namorada oficial, mas isso não impede que Laura vá atrás de outras pessoas. Ás vezes, ela chega a terminar com Freddy nessa intenção, outras vezes não.

A pergunta que pode surgir é porque Freddy deixa isso acontecer? O grande problema é que a pergunta certa deveria ser por que Laura faz isso com Freddy? Recentemente, eu tenho visto uma situação semelhante com uma grande amiga minha. O mesmo esquema: primeiro, ela te promete o mundo, te dá um gosto do que seria a vida perfeita e por fim, ela se cansa de você. Mas não o suficiente para te deixar ir, afinal ela precisa de alguém que massageie o ego dela.

Lendo esses quadrinhos, eu me senti como a Doodle, ela é a amiga da Freddy que vê toda a terrível situação acontecer, tenta intervir do jeito que pode, mas no final só sente a impotência de ver sua amiga cada vez mais afundada. Demora muito pra gente perceber que nós podemos ser a rede de apoio da pessoa, mas que quem tem que tomar a decisão final é a vítima. Nós não podemos forçar ninguém a nada.

Mariko e Rosemary acertaram muito ao mostrar essa relação para um público alvo diferente: as adolescentes. Nessa fase da vida, todas nós definimos muito do perfil de relacionamento que procuraríamos. Quando nós só conhecemos um modelo violento de relação, não conseguimos reconhecer quando estamos sendo abusadas, naturalizamos o absurdo. Laura Dean Vive terminando Comigo é uma poderosa ferramenta de alerta, além de ser uma edição maravilhosa de ler e ver.


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top