Valendo-se de uma ampla reunião de dados estatísticos, Lilia M. Schwarcz examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, bastante antigas e arraigadas, embora frequentemente mascaradas pela mitologia nacional. Os brasileiros gostam de se crer diversos do que são. Tolerantes, abertos, pacíficos e acolhedores são alguns dos adjetivos que habitam frequentemente a mitologia nacional. Neste livro urgente e necessário, Lilia M. Schwarcz reconstitui a construção dessa narrativa oficial que acabou por obscurecer uma realidade bem menos suave, marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial. Ao investigar esses subterrâneos da história do país ― e suas permanências no presente ― a autora deixa expostas as raízes do autoritarismo no Brasil, e ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.
Quem disse que a história e suas análises tem de ser tópicos pesados e de difícil leitura?
Em seu "Sobre o Autoritarismo Brasileiro" Lilian Schwarcz nos apresenta 8 tópicos que apresentam as características do povo brasileiro. Sempre se anunciando como tolerante e acolhedor, temos raízes mais profundas e que acabam apontando tópicos que explicam nossas escolhas sociais e políticas.
Independente do governo na situação do poder brasileiro esse livro se torna ainda mais atual e necessário, devido à dois tópicos de suma importância. Primeiro, o mundo vive uma escalada de autoritarismo, muito semelhante à outras já vividas no passado. E segundo, a democracia tem, por característica, caminhos que auxiliam essas ascensões.
Através de tópicos como educação, escravidão, desigualdade e violência, a autora nos apresenta uma analise histórica dos mais diversos pontos de vista. Apesar de, em diversos momentos, o livro ter características muito particulares e que conversam diretamente com algumas classes, ele é acessível para que todos possam aprender e se colocar na posição de alunos.
Um livro necessário e importante. Para esquerda e direita. Para situação ou oposição. Para brasileiros.
AUTOR: Lilian Schwarcz
EDITORA: Companhia de Letras
PÁGINAS: 280
Postar um comentário Blogger Facebook