Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: AS HORAS ESCURAS QUE MUDARAM A GUERRA
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Após ler a história contada no livro, era evidente que o interesse pelo filme surgiria. soma-se isso à Gary Oldman interpretando Church...

Após ler a história contada no livro, era evidente que o interesse pelo filme surgiria. soma-se isso à Gary Oldman interpretando Churchill, que esse filme claramente se tornaria um grande interesse meu entre os indicados ao Oscar!

Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator para Gary Oldman, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Design de Produção, O Destino de Uma Nação (Darkest Hour) é aquele filme de história que o Oscar adora.

Com longas discussões, tramas políticas, batalhas perdidas e construção de ícones, o filme conta uma história real, mas que nem todos conhecem. Temos sempre a imagem de Churchill como um dos homens que venceram Hitler, junto de Stalin e Roosevelt. Porém ver o famoso estadista renegado à perseguições, erros e discursos falhos, com certeza nos é estranho.

Gary Oldman está incrível no papel e é sim um dos favoritos ao Oscar. Sua interpretação é soberba e consegue demonstrar a insegurança de Winston em diversos momentos da trama. Ao mesmo tempo ele é capaz de nos fazer sentir um apreço muito grande pelo personagem.

Muito da trama é construída para que sempre vejamos Winston como o salvador. Mesmo quando Halifax está arquitetando sua queda com a ajuda de Chamberlain, acabamos achando que Churchill era quem estava certo. A retirada da praia de Dunkirk tinha tudo para ser um fracasso, mas graças à frota civil e ao clima que ajudou, foi possível dar uma segunda chance ao Primeiro-Ministro.
A história é feita pelos vencedores, por isso é sempre complicado pensar que um dia mais ensolarado poderia ter destruído de vez a carreira de Churchill e mudado todo o rumo da guerra. A manutenção da Inglaterra na batalha foi o que possibilitou a ajuda inglesa aos soviéticos quando invadidos, além é claro do importante papel no Dia D.

É importante citar a originalidade do diretor ao construir a cena do metro. É mais do que provável que nunca tenha havido nada igual, apesar de Churchill ser famoso por desaparecer e andar entre o povo durante a guerra. Mas foi uma bela saída para mostrar como o Primeiro-Ministro se importava com a opinião do povo inglês.


Um só homem não é capaz de vencer uma guerra, mas Churchill foi capaz de mudar o rumo de uma, contando com a sorte e com sua competência, além de grande retórica. O Destino de Uma Nação não é um filme que vai ganhar como o melhor, mas é importante em diversos níveis, mais ainda para qualquer amante da história e de personagens grandiosos.



Ah sim, se você quiser ler nossa resenha do livro, só clicar aqui!

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top