Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: LER, LEMBRAR E OUVIR: MÚSICA E LITERATURA
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Novo ano, coluna nova. Hoje estamos começando um espaço no DDS para você, caro leitor, fã de música e devorador de livros, que sabe unir ...


Novo ano, coluna nova. Hoje estamos começando um espaço no DDS para você, caro leitor, fã de música e devorador de livros, que sabe unir o útil ao agradável e não desgruda do fone de ouvido. Mensalmente faremos uma seleção de algumas músicas que combinaram com os livros que resenhamos no mês anterior e vocês ainda poderão encontrar essa nossa playlist no Spotify, só procurar por Ler, lembrar e ouvir por lá. Quem não ama uma lista?

Ninguém pode reclamar de falta de diversidade literária no DDS, lugar-comum não é com a gente e dezembro representou bem essa nossa característica, tivemos de terror a livro de não-ficção.

A Poly se aventurou pelos quadrinhos, por um classicão da literatura e decidiu entender um pouco mais sobre o mundo. As indicações musicais dela refletem toda essa viagem: Uma Bolota Molenga e Feliz – Sarah Andersen - Superstition - Stevie WonderOs Miseráveis – Victor Hugo - I dreamed a dream - Aretha Franklin; On my Own - Frances Ruffelle Explica Tudo – Randall Munroe -Starman - David Bowie.

Já a  Dessa foi para os romances de época com uma pitada de humor e leu Como Agarrar uma Herdeira – Julia Quinn. O tom divertido, meio de mistério e leve desse livro me lembrou muito a música Mini skirt-Juan Garcia Squivel.

Como um bom fã de Stephen King, o Leandro não podia perder a chance de uma das novas bem-sucedidas parceria do Rei e foi para Belas Adormecidas – Stephen King e Owen King, mas claro que ele não ia esquecer o passado e também resenhou esse mês A Torre Negra vol. II – Stephen King. Dois livros que mostram toda a versatilidade desse escritor, para o primeiro eu acho que nada se encaixaria melhor do que Dream A Little Dream Of Me na versão da Ella Fitzgerald e Louis Armstrong e o segundo tem muito a vibe de The House of The Rising Sun - The Animals.

A Ayla fechou uma saga lendária, só para em breve começar outra e se despediu chorosa de  A Luneta Âmbar – Philip Pulman. Bem diferente da sua segunda escolha do mês que foi um soco no estômago de suspense e pesadelo: O Jardim das Borboletas - Dot Hutchison. O fechamento dessa trilogia é sombrio, mas cheio de força que combina muito com a música Deathless- Ibeyi, já para os sinuosos caminhos do thriller das borboletas pensei em White Rabbit - Jefferson Airplane.

Eu fiquei um pouco no meu Rio de Janeiro e me entreguei a Efetivo Variável – Jessé Andarilho. Mas como nunca se fica em um só lugar lendo, também estive as voltas com 2666-Roberto Bolaño, passeando da Europa ao México do fim da primeira guerra até o inicio do século. Para a realidade do meu subúrbio só posso pensar em Atire a primeira pedra/volta por cima - Zeca Pagodinho. Para as mulheres de Santa Teresa meu coração vai com El Mensajero - Carla Morrison feat León Larregui.

A Michelle resolveu que não precisava do Marcinho para falar de amor se apaixonando pelos escritos de Todo Amor – Vinicius de Moraes, aqui eu acho que o melhor é indicar o próprio autor, com o meu soneto preferido Soneto da Separação - Vinicius de Moraes. Ela também se meteu nas intrigas de uma família e os mistérios que iriam acompanhá-los por gerações com Dois Irmãos – Milton Hatoum. O tom da história me lembrou muito a música Crua- Otto. E para fechar bem o ano se dedicou a história da ciência com O Gene Egoísta e A Vida Imortal de Henrietta Lacks – Richard Dawkins/Rebecca Skloot. O clima de descobertas e debates do primeiro foi perfeito para a versão de Perpetuum mobile - Penguin Cafe Orchestra. E por fim, pela memória de Henrietta Lacks e pelo direito de ter a sua história contada Energy-Rilès.

Foi esse o Ler, lembrar e ouvir desse mês. Voltamos em fevereiro. Gostou da playlist? Tem sugestões? Acha que tem outras músicas que combinam? Só comentar aqui ou no Facebook. Também não deixe de seguir a gente no Instagram: @diariodeseriador.
Você pode ouvir toda a nossa playlist abaixo.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top