Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [CRÍTICA] PROFESSOR POLVO - UM HINO AO MAR
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
O que eu mais gosto em documentários é o poder que eles têm de identificação. Claro que se nós estamos de filmagens de um recorte da realida...

O que eu mais gosto em documentários é o poder que eles têm de identificação. Claro que se nós estamos de filmagens de um recorte da realidade parece óbvio que eles vão ser mais relacionáveis do que uma obra de ficção. Mas essa conexão não é tão facilmente alcançável, muitos falham em nos fazer sentir parte do problema ou da solução. Professor Polvo está na categoria daqueles que conseguem captar a atenção e o amor do público que o assiste.

A história é no mínimo inusitada. Craig Foster é um documentarista sul-africano que sente que chegou em um ponto de estafa e decide voltar as suas raízes, se refugiando em uma casa perto no local em que cresceu. Desde pequeno, Craig tem essa ligação com o mar, é de lá que ele tira força e inspiração, voltar para perto dele parece ser um movimento natural. Ele volta a praticar mergulho livre e com isso conhece a floresta de algas daquela região, em uma dessas viagens, ele vê uma imagem interessante e a partir daí começa a sua aproximação com uma criatura fascinante: um polvo fêmea.

Desde o começo, Craig filmou suas interações como ambiente e o mar, então a gente pode acompanhar cada passo de desenvolvimento da sua relação com o polvo. Depois desse documentário, até eu estou fascinada por essas criaturas, nos é mostrado as formas que eles se reinventam e sobrevivem em um ambiente totalmente hostil a sua existência. Eu achei profundo a forma com que Craig passa a se preocupar com a criatura, primeiro começa como uma curiosidade, mas logo passa para um carinho profundo. Mesmo assim, o documentarista é muito respeitoso na forma com que ele lida com aquele ecossistema, interferindo o mínimo necessário.

O documentário é perfeito na fotografia, tudo é belo e cada take parece que você mergulha junto com Craig. Apesar disso, achei um pouco longo demais, mas é um gosto pessoal. A história consegue ser comovente de um forma bem diferente, nós somos levados a entender aquele ambiente e dessa forma amá-lo. O filme fala muito sobre alteridade e conexão, apesar de se passar todo nas profundezas, é possível passar todos os ensinamentos para a forma como nós lidamos com os outros seres humanos.

Professor Polvo me ensinou muitas coisas, mas a principal é sobre o respeito ao ambiente em si. Ele nos mostra que devemos estar dispostos a nos esforçar para uma criação de uma conexão real, mesmo que não dure para sempre. Craig de uma forma muito sensível também faz um alerta sobre preservarmos esses ambientes para assim continuarmos a conhecermos os seus mistérios.

TRAILER PROFESSOR  POLVO


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top