Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: DIÁRIO SIMULADO: O QUE É REAL?
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
O limiar entre o real e o virtual pode ser tão perigoso quanto a travessia da juventude para a vida adulta. Os caminhos são dife...







O limiar entre o real e o virtual pode ser tão perigoso quanto a travessia da juventude para a vida adulta. Os caminhos são diferentes, mas as escolhas que apresentam são mais parecidas do que alguém pode pensar.

Shura sabe que não tem a vida perfeita. Ela não precisa que lhe digam que sua família é disfuncional ou que ela não tem perspectiva de futuro. O que ela precisa é de um plano — e isso, felizmente, ela tem. As luzes da cidade não a impedem de imaginar um futuro, mas a cegam o suficiente para que ela deseje nunca ter olhado para trás.

Prepare-se para uma odisseia por diversas referências da cultura pop. Depois de mais de sete mil leituras no Wattpad, o premiado Diário simulado chega em uma nova edição, com novo visual e um conto extra inédito.


Mais uma vez o clube do livro me fazendo sair da minha zona de conforto. Dário Simulado foi a leitura de setembro de 2019(sim, eu estava atrasada hahahaha), ele conta a história de Shura e os seus futuros. Digo futuros porque lendo o livro a gente nunca está bem certo do que aconteceu, várias realidades são apresentadas e conexões entre elas. Como se eu estivesse lendo um grande baile psicodélico.

Partimos do ponto que Shura está se preparando para a prova de uma espécie de polícia que trabalha combatendo o "crime" em um mundo virtual  ou no espelho do nosso mundo. Dá pra entender de várias maneiras.Coloquei crime entre aspas porque a cidade parece pertencer a uma corporação privada que é ao mesmo tempo a que controla todo o sistema virtual. Na verdade, boa parte do tempo fiquei em dúvida se estava lendo sobre uma empresa ou um deus,e considerando o mundo altamente consumista, tecnológico e capitalista que Shura vive, talvez seja um deus mesmo.

Eu senti uma referência clara à trilogia Matrix e fiquei muito satisfeita de como ela foi feita. Os personagens e histórias são muito bem desenvolvidos, deixando os pontos de interrogação certos.Há um grande questionamento sobre o sentido de liberdade e controle. Shura tenta se livrar de todas as amarras apesar de que saber que no fim é impossível pois a própria realidade é uma amarra. 

Na história, nós somos apresentados a alguns personagens: A mãe da Shura, o Sr. Kwan (pai da Shura), ao Ryan (irmão da Shura), a tia Isolda, a Trisha(melhor amiga) e a Violet. Violet é a minha personagem favorita, ela é a namorada da Shura e antes mesmo dela aparecer, eu já gostava de como falavam dela. Violet tem aquele senso de justiça e de sacrifício intensos, o que claramente também atrapalha seu relacionamento. O relacionamento delas é todo trespassado por conflitos e dilemas, mas há uma conexão muito forte entre as duas, capaz de desafiar as barreiras da realidade.

Diário Simulado é mais uma prova de que o Sci-fi brasileiro está em ótimas mãos. Quero ver mais de Shura, ela tem potencial pra muitas outras histórias.

Livro digital

AUTOR(A): Delson Neto
PÁGINAS: 231
EDITORA: Plutão Livros
LANÇAMENTO: 2019
ONDE COMPRAR: Aqui

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

  1. Jessica, amei demais a sua resenha! Obrigado por ler com tanta atenção. Fico feliz que tenha gostado e capturado a essência da história. Quem sabe vem mais Shura aí!

    ResponderExcluir

 
Top