Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: O AUTO DA MAGA JOSEFA: MÁGICA NO SERTÃO
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam...


Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam o Agreste. Fantasmas, vampiros e gigantes não assustam esse jovem caçador de demônios, mas ele se surpreende ao conhecer a misteriosa Josefa, que também percorre as estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. As intenções da maga em lutar contra os seres de outro mundo talvez sejam obscuras, mas a jornada ao seu lado certamente será uma aventura inesquecível...



Um bom livro é um bom livro, né, minha gente?

Mais uma indicação de podcast bem sucedida. Há muito tempo atrás, havia lido a sinopse do Auto da Maga Josefa, admito que não levei muita fé, mas quando ouvi a paixão com o pessoal do 30:00 falou do livro, resolvi dar uma chance. Entre as milhares de decisões ruins que eu tomei esse ano, essa foi uma das poucas acertadas.

Eu vou começar a minha glorificação desse livro pela trama. Ambientada em várias cidades do nordeste brasileiro, o livro conta a história de Toninho, um caçador de elementos sobrenaturais, e Josefa, uma maga, a filha do diabo com uma mulher. A história se utiliza de várias lendas do folclore brasileiro, mas sem a forma estereotipada e rasa que estamos acostumados. A escrita dá um tom de leveza e naturalidade , fazendo com que infelizmente devoremos o livro entrando numa ressaca literária horrível depois.

Naturalmente, Toninho seria inimigo de Josefa. Ela seria um dos seres mais perigosos da sua profissão, mas por reviravoltas do destino, os dois trabalham juntos em um caso. Acabam por ver que é melhor ter um parceiro do lado e continuam seguindo os caminhos de caça de monstros juntos. Mesmo ainda desconfiando muito um das intenções do outro.

Toninho é o meu xodó. Sério, que homão da porra. Isso porque ele é muito diferente da ideia que temos de um caçador, ele é mais honrado do que corajoso. Ou seja, faria tudo para defender um amigo, mas não é o machão idiota que vai ficar desafiando o demônio só pra se provar a alguém. Ele é inteligente, um tanto ingênuo, de bom caráter e, principalmente, super engraçado.

Com Toninho apresentado chego num ponto importante: Josefa. Ela é misteriosa, inteligente, mandona e perspicaz. Só que a autora não chega a criar um contraste entre os personagens, eles se complementam e pensam juntos muitas vezes. O que eu amei na Josefa foi a força dela, sua capacidade de manter o foco mesmo em momentos de extremo perigo.

A noveleta é dividida em capítulos, cada um contando uma aventura diferente. Eu gostei de como eles foram passando de cidade em cidade, é possível perceber a paisagem e o temperamento do povo de cada local. A autora é muito feliz na hora de descrever esses locais sem cair em lugares-comuns, em muitas histórias senti vontade de estar lá, ver os espaços, é um livro convidativo em muitos sentidos.

O livro ousa pela simplicidade. Há mistérios, feitiços e histórias paralelas, referências são coisas que não faltam. Mas não há uma complexificação desses elementos, criando uma história acolhedora e mágica, dando margem para o não-dito, deixando a nossa imaginação completar aquilo que não está lá. 

AUTOR(A): Paola Siviero
PÁGINAS: 250
EDITORA: Dame Blanche
LANÇAMENTO: 2018
ONDE COMPRAR: Aqui





Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top