Comentários
Ruan Wendell Ruan Wendell Author
Title: CARTAS A UM JOVEM CIENTISTA: UM SER CURIOSO POR TODA VIDA
Author: Ruan Wendell
Rating 5 of 5 Des:
Um dos mais celebrados biólogos da atualidade, Edward O. Wilson passou as últimas seis décadas tentando desvendar os mistérios da vi...


Um dos mais celebrados biólogos da atualidade, Edward O. Wilson passou as últimas seis décadas tentando desvendar os mistérios da vida na Terra. E agora ele divide essa experiência com seus leitores, em vinte e uma cartas sobre o amor pela ciência e o prazer da descoberta. 

Passando por tópicos que vão desde sua infância como escoteiro no sul dos Estados Unidos à sua paixão por formigas e borboletas, Wilson mostra de onde veio a motivação para se tornar um biólogo, numa bem-humorada visita a seus maiores sucessos e fracassos. 

Em um momento na história humana em que nossa sobrevivência depende mais do que nunca da compreensão da ciência, Wilson insiste que o sucesso como pesquisador não vem da habilidade matemática, mas sim de uma paixão para encontrar um problema e resolvê-lo. Seja falando do colapso de estrelas, da exploração de florestas tropicais ou da profundidade dos oceanos, Wilson retrata a ciência como um campo de criatividade e dedicação. E, a partir de sua brilhante carreira, mostra ao leitor o lugar modesto e especial que o ser humano ocupa no ecossistema do planeta.


O livro de Wilson é uma leitura altamente recomendada para aqueles que almejam ser cientistas, para os curiosos e amantes da ciência. Edward O. Wilson é um biólogo super renomado e conhecido por seus trabalhos com sociobiologia e formigas, e poder ler e saber mais sobre sua trajetória é realmente incrível.

Através de toda narrativa, fica perceptível a visão naturalista e a paixão pela ciência que Wilson tem e que o levou a desenvolver a carreira e o legado que ele tem hoje. O livro mais do que servir como estímulo a jovens iniciantes na ciência, nos mostra o quanto a escolha pela pesquisa pode ser gratificante, não apenas pelo reconhecimento, que é algo inerente a execução de um bom trabalho, mas pelo prazer de descobrir, estudar, inovar e contribuir com o atual conhecimento.

O autor utiliza princípios para mostrar o caminho de um cientista, se utilizando de exemplos e experiências próprias para isso. 

Ser brilhante, então, não é suficiente por si só para aqueles que sonham com sucesso na pesquisa científica (...). Para chegar à fronteira e permanecer nela, é absolutamente essencial uma forte ética de trabalho. É preciso haver capacidade de passar longas horas estudando e pesquisando com prazer, mesmo que parte do esforço inevitavelmente leve a becos sem saída (...).

Indico esse livro também para aqueles que estão lutando com suas pesquisas, lutando para obter resultados. Ele tem justamente o frescor e a motivação necessária para que possamos renovar nossa confiança e amor na ciência, que muitas vezes perdemos devido as dificuldades da empreitada. É sobre isso que o autor também faz questão de deixar claro, que o caminho não é fácil, mas se é isso que você ama, busque ser o melhor e com certeza, os resultados virão.

Outro ponto positivo do livro, é que Wilson nos faz repensar muitas ideias pré-concebidas além de incentivar o estudo e a pesquisa em um tema do qual você gosta, se identifica bastante, assim o trabalho não será uma obrigação. Mesmo sendo biólogo, e utilizando em sua maioria exemplos de sua área, Wilson escreve para atingir o público que se interessa por ciência em geral.


Os caminhos potenciais que você pode seguir em uma carreira científica são muitos. Sua escolha pode levá-lo a um dos cenários que descrevi, ou não. O tema que serve para você, assim como no amor verdadeiro, é aquele pelo qual você se interessa e que provoca paixão e promete prazer durante uma vida de dedicação.


São 21 cartas onde E. O. Wilson busca mostrar e incentivar de forma entusiasmada e bem-humorada novos biólogos e cientistas a seguir na carreira e paixão por desvendar e entender os mistérios da vida na Terra, apesar de todos os problemas que possam surgir.


"Obrigado por lembrar a mim e a milhares de outras pessoas por que nos tornamos cientistas." - Bill Streever, The New York Times Book Review.





Título Original: Cartas a um jovem cientista
Autor: Edward O. Wilson
Tradutor: Rogério Galindo
Ano: 2013
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 256
Onde Comprar: Amazon







Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top