Comentários
Dana Rodrigues Dana Rodrigues Author
Title: [DDS DOCUMENTÁRIOS]: UM CRIME AMERICANO
Author: Dana Rodrigues
Rating 5 of 5 Des:
Ultimamente sou aquela seriadora que começou assistindo documentários aleatoriamente e agora está oficialmente viciada. Não sou uma exp...

Ultimamente sou aquela seriadora que começou assistindo documentários aleatoriamente e agora está oficialmente viciada. Não sou uma expert em todos os temas e nem vejo todos os que são lançados. Mas resolvi registrar aqui os que já vi e o que achei sobre.

UM CRIME AMERICANO



Com 58 mortes reportadas pela cidade, 2383 pessoas feridas, mais de 11 mil prisões efetuadas e danos que eventualmente excederam 1 BILHÃO de dólares, "Um crime americano" relata a história dos casos que resultaram nessa enorme revolta na cidade de Los Angeles em 1992. Esse tema é bastante abordado em documentários e, se não me engano, já é a segunda vez que assisto esse (não intencionalmente). 

Rodney King foi parado pela polícia na justificativa de dirigir em alta velocidade. Os policiais usaram de extrema força para imobilizá-lo, no entanto o taxista afro-americano não apresentava nenhuma ameaça para os quatro policiais. Essa demonstração de brutalidade policial foi registrada em vídeo por uma testemunha e depois divulgada para o mundo. Neste mesmo contexto, Latasha Harlins foi morta a tiros por uma coreana dona de mercadinho por causa de um suco de laranja, o qual seria pago pela menina que carregava consigo o dinheiro. Tudo também registrado por câmeras de segurança. Tanto os policiais que covardemente agrediram Rodney King quanto a coreana foram absolvidos pela justiça americana. Os primeiros, totalmente absolvidos por um júri tendencioso e a segunda condenada apenas a pagar serviço comunitário. 

Esses dois eventos culminaram na revolta da comunidade afro-americana contra a polícia e também contra os asiáticos, que tinham estabelecimentos locais. O documentário mostra cenas fortes de agressões, saques, incêndios e todo o caos que foi registrado pelas câmeras. Eu, particularmente, fico um pouco nauseada a ver, mas são aquelas coisas que só você vendo pra te fazer pensar devidamente sobre aquilo. Te choca saber a quantidade de mortos e de feridos, mas acho que VER aquilo acontecendo com seus próprios olhos causa uma reação além disso. 

Não estou dizendo que essa retaliação contra brancos e policiais foi correta, até porque também atingiu muitos negros também. Por outro lado, eu entendo a revolta com a polícia que é conhecida por ser em muitos casos violenta e racista. O que tiro de tudo isso é que: violência não se acaba com mais violência. O racismo enraizado, seja na forma de brutalidade policial/abuso de autoridade ou no dia a dia mesmo é uma coisa que tem de ser discutida e, principalmente ensinada adequadamente para que seja mudado nas próximas gerações. Ah, e justiça tem de ser para todos, independente de cor, crença, sexo e posição social. 

P.S: esse documentário também te faz pensar sobre desigualdade social, principalmente na hora dos saques, no qual as pessoas sabem que é errado, mas que fazem mesmo assim porque trabalham muito e não ganham o suficiente para sustentar suas famílias. Calma, saquear NÃO é correto, mas pensa um pouco em como seria se esse gap socioeconômico fosse bem menor.


EMISSORA: NETFLIX
ANO: 2017

NOTA: 4.5 DE 5


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top