Comentários
Ayla Tereza Cruz Ayla Tereza Cruz Author
Title: ROMANCE TÓXICO: COMO LIDAR COM O INFERNO E SAIR INTEIRA.
Author: Ayla Tereza Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda poe...


Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para os seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em NY... qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.
                        
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola.  Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas suas amigas enxergam bem demais o outro lado do garoto – controlador e perigoso -, que com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão, da qual Grace será incapaz de sair sozinha.


Não é fácil sair de um relacionamento abusivo. Principalmente daqueles que estão travestidos de salvamento de um relacionamento tão ruim dentro da sua própria casa.

Grace, depois que a irmã mais velha foi para a universidade, lida sozinha com o padrasto agressivo e a mãe, que depois que se casou com o atual marido, começou a ter TOC, e faz a filha limpar sujeiras inexistentes, cuidar do irmão de 3 anos, e desconta toda a frustração e infelicidade na filha, assim como o marido.

E ela é aquela garota que sonha em estudar Artes Cênicas em Nova York, e fugir para o mais longe possível, junto com as melhores amigas, da família louca que tem, e da pequena cidade sufocante, que não é o bastante para os sonhos dela. Fã de Rent, de teatro, música e Shakespeare, Grace é uma garota que ama a arte, a liberdade e tudo que envolve o teatro. E tem uma paixão platônica pelo astro da escola: Gavin.

O Gavin é tudo aquilo que Grace sempre sonhou: garoto lindo, charmoso, que toca, faz música, tem uma banda e está prestes a entrar na universidade. Mas tem namorada, até o momento em que a Summer termina com ele, e o mesmo tenta suicídio. Os sinais estavam estampados em sinal vermelho na cara dele: depois que a Summer terminar, ele em um ataque de raiva tenta suicídio para chamar a atenção da ex. E a própria, depois que terminou, falava que o cara era intenso, ciumento e controlador.

Mas uma pessoa apaixonada não vê nada disso, principalmente quando a pessoa que você é apaixonada é um completado galanteador, usando do clichê para lhe conquistar. E isso foi o perigo da história. Ela viu no Gavin a chance de escapar de uma casa e vida ruim, e acabou entrando em outro relacionamento abusivo.

Depois que o relacionamento começou, os pequenos sinais começaram a disparar. A roupa que ele dizia que combinava com ela, a proibição de abraçar os amigos homens dela, o ciúme descabido. E até o problema com a irmã da Grace surgiu. Chegando ao ponto do Gavin ser tão manipulador, que ela deixou o maior sonho dela para trás, levando com a barriga dizendo que iria realizá-lo no futuro. E isso me cortou tanto o coração, ver a Grace murchando aos pouquinhos.

Assim, as amigas dela, e a própria irmã, começaram a avisar que isso não era normal, que era controlador demais, abusivo demais e era para ela terminar o namoro, e que elas estariam ali por ela e para ela. E por mais que ela visse todos os problemas, a Grace adiava e adiava o término. Surgiu o aviso até do próprio padrasto abusivo, que num momento de clareza e gentileza, avisou para ela tomar cuidado, e se afastar do Gavin, por que o caráter e personalidade dele eram de quer controle total.

A Grace começou a se sentir tensa e desconfortável, pois era sempre sobre ele o relacionamento, era sempre para agradar o Gavin, e evitar as explosões de ciúmes, ataques de término e volta. Ela se sentia bem só quando ele saía para a universidade estadual, ou ela saía para algum lugar do país com o grupo de teatro da escola, para as apresentações.

Essa história vem para nos alertar que o relacionamento abusivo começa aos pouquinhos, e algumas vezes você nem pode reconhecer os sinais, ou acabar interpretando como cuidado excessivo, e não é apenas entre casais, seja ele hétero ou gay. A pessoa abusiva pode ser sua mãe ou seu pai (ou os dois), seu amigo, ou seu namorado/a. E que para sair disso, nem sempre você vai conseguir sair sozinho, e é bom sim contar com a ajuda, ou pedir socorro. Grite, entenda os sinais de que você possa estar em uma situação abusiva, e peça sim socorro, você não é mais fraca/o por isso.

Gostei bastante da história, de como tratada, o jeito que a autora levou a história da Grace através dos relacionamentos, e de como ela saiu do fundo do poço e foi viver a própria vida, e em como ela viveu tudo aquilo sem quebrar, com a ajuda das amigas. 


TÍTULO: Romance Tóxico

AUTOR: Heather Demetrios
TRADUTORA: Flávia Souto Maior
EDITORA: Seguinte
PÁGINAS: 416
ANO: 2018
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top