Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: VENTO SUDOESTE: MOSTRANDO A FACILIDADE DE SE BRINCAR COM A MENTE HUMANA
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Soprava um sudoeste em Copacabana quando o delegado Espinosa saiu para se encontrar com o homem que lhe fizera o estranho pedido: inve...

Soprava um sudoeste em Copacabana quando o delegado Espinosa saiu para se encontrar com o homem que lhe fizera o estranho pedido: investigar um assassinato que ainda não tinha sido cometido e cujo assassino seria ele próprio. Mais estranho ainda: o homem ignorava o motivo do crime, como seria cometido e quem seria a vítima.

Que motivos teria o investigador para levar a sério um caso que mais parecia assunto de psiquiatra do que de delegado de polícia? Pouco a pouco, entretanto, ele vai se enredando numa trama assombrada por conflitos psicológicos e assassinos em potencial. À medida que o tempo muda e ao sabor do vento sudoeste - prenúncio de perturbações de todo tipo -, o que de início se apresentava como delírio persecutório acabará assumindo feições brutais, num desafio à inteligência do titular da 12.a DP do Rio de Janeiro.

Vento Sudoeste é o terceiro romance policial do psicanalista Luiz Alfredo García-Roza. O detetive Espinosa também é o protagonista dos dois anteriores, O Silêncio da Chuva e Achados e Perdidos.

Não é novidade para ninguém o quanto eu sou viciada em romances policiais e investigação. Sou leitora assídua de todas as histórias que envolvem dois famosos detetives – Sherlock Holmes e Hercule Poirot – e de qualquer livro que possa prender minha atenção com uma boa dose de suspense e uma boa trama investigativa.

Recentemente soube que a Companhia das Letras, esse ano, iria republicar o livro ‘Vento Sudoeste’ escrito por Luiz Alfredo Garcia–Roza, escritor brasileiro, que estreou na literatura ficcional em 1996. Admito que fiquei curiosa e preocupada. 

Curiosa pelo fato de uma trama com um bom argumento e enredo se passando no Brasil e preocupada pelo fato de ter altos padrões de livros nesse gênero. Mas comecei a ler o livro sem criar muitas expectativas.

Preciso deixar claro que me surpreendi bastante. A escrita de Garcia-Roza é fluida e direta. Ele não faz arrodeios e mesmo assuntos delicados são explícitos com naturalidade. O personagem principal dessa história, Gabriel, é bem construído e por meio dele percebemos quanto somo influenciáveis e com mentes manipuláveis. Outro ponto positivo é como, mesmo no nosso país, com recursos limitados, o autor conseguiu trabalhar bem a investigação com tudo que se tinha disponível e se atendo à realidade.

Ele não chegou a se tornar o meu livro favorito, mas enriqueceu a minha biblioteca investigativa e aumento meu apreço pelos escritores brasileiros atuais. 

Ah, além disso a edição da Companhia das Letras está incrível! Além do trabalho impecável, como sempre, essa edição tem o corte azul, combinando com as cores da capa. Está linda! 



Título: Vento Sudoeste 
Autor: Luiz Alfredo Garcia-Roza
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 120
Ano: 2016
Onde Comprar: Companhia das Letras

Livro cedido pela editora para resenha.


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top