Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: LER,LEMBRAR E OUVIR: JANEIRO E SUA TRILHA SONORA
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
O Ler, lembrar e ouvir voltou para fazer a seleção musical das nossas leituras de janeiro. Tivemos um pouco de tudo o que não torno...




O Ler, lembrar e ouvir voltou para fazer a seleção musical das nossas leituras de janeiro. Tivemos um pouco de tudo o que não tornou fácil a escolha da melhor música para cada livro, mas nos esforçamos e aqui está o resultado.

Começamos o ano falando sobre relacionamentos amorosos e nos conhecermos. A Dana trouxe um exemplo na ficção e um na auto-ajuda. Em Para as solteiras, com amor não poderia deixar de indicar a música que a própria Dana falou e que acho que super combina com o espírito do livro: "Deixa Acontecer-Revelação"(bem raiz por sinal). O romance O Jogo só faz a gente pensar em amor daqueles que arrebatam de uma vez, nada melhor do que "Sou dela - Nando Reis".

A Yngrid não mediu esforços para não repetir assunto esse mês, primeiro com os relatos da triste história de Vozes de Tchernóbil que eu achei que combinava com "Half Light II - Arcade Fire", apesar da melodia ser até alegre, a letra bate muito bem com o livro, tocando na solidão e na perda de um jeito muito sensível. Já em "Retalhos" temos os questionamentos próprios de um adolescente em uma família problemática, esse clima de inverno que é retratado me remeteu a "Zsa-Zsa - Jacob Gurevitsch", um instrumental que parece que atravessa a nossa alma que nem o vento em uma noite gelada. E, por fim, ela fechou o mês com "Listas Extraordinárias", esse foi difícil, mas optei por pensar na inspiração que ela proporciona para as pessoas por isso fiquei com "A Vida em seus métodos diz calma - Di Melo"

Outra que sofreu para escolher as músicas para os livros foi a Mylla, que fica com a palavra nesse parágrafo: Para a A filha da Ilusão foi  "I Write Sins Not Tragedies - Panic! At The Disco", porque o clipe dessa música remete ao contexto da história. Em Entre Irmãs era difícil fazer a leitura do livro e não me lembrar de  "Minha Vida é Andar Por Esse País - Gonzaga e Gonzaguinha", principalmente nas partes narradas por Luzia. Tabuleiro dos Deuses ficou com "Demons –  Imagine Dragons" porque me lembra Mae e sua batalha pessoal. Nas Fúrias Invisíveis do Coração escolhi "Take Me To Church - Hozier" pois o clipe me lembra de alguns trechos do livro. Em A Rainha do Castelo de Ar  Lisbeth se faz de durona, nem nas piores situações quer ser ajudada, acho que Eu Não Gosto De Ninguém - Matanza  que ela cantaria.

A complexidade dos personagens e as múltiplas possibilidades de escolhas (e consequências) na vida me fez escolher "Infinito Particular - Silva" para O Tempo entre Costuras que a Polly resenhou. A Dessa escolheu um livro que falava sobre o passado, O Livro do Juízo Final e eu escolhi uma música para ele que fala sobre o futuro, "The times they are a-changing - Bob Dylan", apostando nas viagens no tempo possíveis.

Explorando o espaço e a história da humanidade, o Leandro se aventurou em Cosmos, um livro que fala sobre descobertas e conhecimentos em uma crescente que faz você despertar combinando perfeitamente com "In the mists/ Sonata 1 - Andante - Leoš Janáček." E para as Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe e seu clima sombrio, "Don Giovanni/ Overture - Mozart".

Pela segunda vez na vida me vi apaixonada por Machado de Assis só que dessa vez pelas mãos de outro autor com Machado, uma biografia super importante para quem quer ir além do dilema Capitu/Dom Casmurro, fiquei com "O Rio para trás - Celso Fonseca" pois também me reapaixonei pela cidade com as descrições de como ela era. A sensação que o livro Vida Querida me deixou ainda é complicada de descrever, mas "Mykonos - Fleet Foxes" consegue fazer parte do trabalho. Por fim, para fechar essa lista, Letra e Tinta , contos que descrevem situações que quem convive com o racismo pode entender, nada melhor do que  "Na Pele - Elza Soares e Pitty".

Mês que vem tem mais, não esqueçam de curtir a gente no Facebook e seguir no Instagram@diariodeseriador. Dúvidas, sugestões e reclamações, só comentar aqui ou na página. Ainda estamos montando nossa playlist no Spotify, mas até o meio do mês está prontinha para vocês <3


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top