Comentários
yngrid yngrid Author
Title: RETALHOS: NÓS SOMOS PEDAÇOS DE TODOS QUE AMAMOS E DOS MOMENTOS QUE VIVENCIAMOS
Author: yngrid
Rating 5 of 5 Des:
Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no meio-oeste americano. Thomps...

Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no meio-oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, do futuro, de Deus, e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Desde criança sempre amei quadrinhos, começando pelo clássico brasileiro "Turma da Mônica". Hoje, adulta, continuo apaixonada por esse tipo de literatura e de arte em si. Entre minhas leituras do ano passado esteve "HABIBI", com uma história tocante que me cativou por vários aspectos, tais como as metáforas, os personagens e os desenhos. Assim, não é surpreendente que eu tenha corrido para ler outro quadrinho do Craig Thompson, RETALHOS. Da mesma forma que Habibi, é um romance gráfico, não linear, que conta uma história através da arte sequencial, também conhecida como graphic novel.

A história é uma autobiografia de Thompson, da sua infância ao início da fase adulta: narrando, sua relação com o irmão, o bullying sofrido na escola, abuso infantil pela babá e a vida religiosa que levava com a família. Em determinado momento ele vai para um retiro espiritual e conhece Raina, seu primeiro amor, uma jovem que carrega a família problemática nas costas.

Como pessoas novas sempre acrescentam reflexões deixando um pouco de si em nós, Craig revê a sua relação com o irmão e ele, que sempre foi cristão e teve sua vida influenciada por isso, se vê com conflitos entre o que quer, o que acredita, o que estuda e o que é pregado na igreja que frequenta.

Me identifiquei muito com o personagem principal no que se refere a relação dele com a religião, que parece ser um traço de outros livros seus. Viver numa família muito religiosa não é fácil, principalmente se você não for do mesmo jeito e ainda gostar de questionar, por isso é um livro de autolibertação, que ele usou para finalmente contar aos pais que não era mais cristão.


Sobre a arte: simplesmente maravilhosa cheia de sentimentos e muito característica. Fica a dica para quem gosta de ler, para quem não tem o costume e para quem gosta de HQs, um livro sensacional e emocionante que precisa ser conhecido por todos.














Título: Retalhos
Autor: Craig Thompson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 592
Ano: 2009

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top