Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: BLADE RUNNER 2049: PRECISÁVAMOS MESMO DESSE FILME?
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Alguns filmes nascem mortos. O primeiro Blade Runner foi um fracasso de bilheteria em seu lançamento, recebeu tantas "Versões do ...

Alguns filmes nascem mortos. O primeiro Blade Runner foi um fracasso de bilheteria em seu lançamento, recebeu tantas "Versões do Diretor" que ninguém sabe mais qual é a oficial, mas no fim, se tornou cult. É um filme noir, com grandes diálogos e uma legião de fãs. Será que seu sucessor seguirá o mesmo caminho?

A minha grande dúvida é se realmente precisávamos desse filme. Ele claramente nasceu para fracassar. Tirando os fãs da obre original, ele dificilmente iria atrair novos espectadores para assisti-lo. Vamos pensar, quantas pessoas "comuns" iriam ao cinema para ver um filme de 2h 40min, se não tivessem assistido o primeiro?

Agora que o fracasso do filme nas bilheterias já é evidente, podemos pensar se ele funciona como história. Sem dúvida existem boas tramas para serem trabalhadas ali. Os novos Replicantes mais obedientes. O novo Jared-Vilão. A perseguição aos Replicantes antigos. O preconceito. A solidão do protagonista. Mas mesmo com um filme longo, nada disso recebeu a importância que deveria.

Dar sequência na história de Deckard aquece o coração de alguns fãs, mas outros, eu incluso, se perguntam se isso era necessário. Harrison Ford claramente já está de saco cheio de interpretar. Então precisávamos mesmo trazê-o de volta? Requentar uma trama dos anos 80 e correr com ela na última hora do filme, não me pareceu acertado.


Todo o mistério de quem era a criança serve para tentar criar uma relação de expectativa com o espectador, mas nem de longe consegue ser tão efetivo. Ao tentar nos enganar, apontando as dúvidas de K, o filme busca criar um plot twist que não surpreende.

A beleza das imagens de Denis Villeneuve seguem em alta e tornam o filme claramente bonito. Talvez como obra de arte, ele acabe funcionando. O cuidado com as cores, com as tonalidades dos ambientes, tudo é feito para imergir o fã na história de uma forma cuidadosa e bonita.


Fica a sensação que haviam histórias melhores para serem trabalhadas ali. Fica uma sensação ainda maior de que esse filme existe para ser o segundo de uma trilogia, que nunca deve acontecer. Pelo menos, não nos próximos 20 ou 30 anos. Como homenagem, ele funciona bem, mas como história, ele deve e muito. Será que conseguirá virar cult?

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

  1. Esse entendeu bem o filme, hein? Tá passando vergonha com esse texto, apaga que dá tempo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sim! Embora eu não tenha muita esperança em uma segunda parte, acho maravilhoso! Parece estranho para mim por causa das grandes expectativas que tiveram. O filme é muito bom. Na minha opinião, Blade Runner 2049 foi um dos mehores filmes de ficção cientifica que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Além, acho que a sua participação neste filme drama realmente ajudou ao desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir

 
Top