Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: [REVIEW] BLACK MIRROR - S04E04: HANG THE DJ
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Cada vez mais derrapante, a 4ª temporada de Black Mirror parece não querer mais ser tão Black Mirror assim. Hang the DJ é claramen...

Cada vez mais derrapante, a 4ª temporada de Black Mirror parece não querer mais ser tão Black Mirror assim. Hang the DJ é claramente uma tentativa interessante, mas sem grandes efeitos e principalmente, sem inovações.

Por mais interessante que tenha sido, esse episódio não passou de uma comédia romântica seguido de um pequeno plot twist que em nada se parece com a promissora série que amamos. Ao repetir a discussão da validade do "sofrimento" de uma inteligência artificial, Black Mirror tentou se aproximar de nossa realidade, porém chegou perto demais.

O episódio nada mais é do que o que acontece dentro de um Tinder do futuro. Ao invés de apenas deslizarmos pra esquerda ou pra direita, agora temos a informação do tamanho da compatibilidade com o novo parceiro. Vamos lá, seria muito mais fácil você se relacionar com alguém que você "sabe" ter 99,8% de chances de dar certo, não?

A discussão aqui pode ser o papel da tecnologia nos novos relacionamentos, com os problemas causados por ela. Ver pessoas como cardápios, destacáveis com um simples deslizar de dedos. Então entendemos que esse aplicativo é diferente, afinal, vários "eus" nossos tiveram a experiência desse relacionamento e vimos que ele pode funcionar. Ou pelo menos o aplicativo viu.

O que torna o episódio interessante é que só chegamos a conclusão do que está acontecendo no final dele. Como plot twist ele funciona, mas como história, não muito. Após a surpresa inicial de que aquele aparelho diz quanto tempo você ficará com a pessoa, nada mais é surpreendente. É claro desde o inicio que aqueles dois, Frank e Amy, irão tentar desafiar o sistema e ficar juntos. 


Mostrando uma breve critica aos relacionamentos modernos, de descarte rápido e de união movida pelo comodismo, Hang the DJ não funciona como um episódio de Black Mirror. Afinal, no mundo real, aparentemente nada mudou. É apenas um aplicativo que não temos ainda, que usa um algoritmo que não conhecemos. Só e apenas isso. E isso é muito pouco para Black Mirror.

PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top