Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: GOTHAM E A CONSTRUÇÃO DA MITOLOGIA DO BATMAN
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Gotham não funcionou em seu começo, usando o já batido vilão da semana. Porém a série soube se reinventar e hoje consegue construir uma...

Gotham não funcionou em seu começo, usando o já batido vilão da semana. Porém a série soube se reinventar e hoje consegue construir uma boa mitologia para o Homem-Morcego. 

Assistir Gotham e ser fã do Batman causa um sentimento ambíguo. Ao mesmo tempo que é necessário se desapegar dos conceitos mais básicos da sua história, também é uma diversão ver tantos vilões ganharem seu espaço. Eu espero estar enganado, mas quando poderíamos imaginar ver no cinema vilões como Vagalume, Grundy e Professor  Porko? Mesmo os maiores como Pinguim, Charada e Senhor Frio não tem representações à sua altura no cinema.

Existiu um ponto de virada em Gotham, quando eles decidiram adotar de vez a galhofa e assumir que seus vilões não precisam fazer sentido. Um espantalho que tem o gás do medo? Feito! Uma moça que controla as plantas? Está vindo! Um camarada com uma arma congelante? Toma! E é isso que esta possibilitando uma grande história.

É importante ter sempre em mente que essa é uma série sobre vilões. Mesmo que todos estejam aqui quando o Batman assumir, é necessário entender que é um mundo paralelo. Batman vai enfrentá-los um dia, mas agora a história é sobre como eles conseguiram dominar a cidade antes do herói chegar. Aqui não existe a história de que os vilões só existem porque o Batman existe. Ele que vai ser um resultado da podridão de Gotham.

Ainda mais nesse ano em que resolveram dar início na evolução de Bruce. Apesar de por vezes ele estar muito novo para alguns desafios, podemos ver a semente do Batman crescendo, com a devida ajuda de Alfred e de Lucius Fox. Não esperemos ver o próprio Morcego na série, mas já o bastante.

Jim Gordon é um caso a parte. Por vezes o personagem se desviou tanto de sua ideia nas HQs que chegou a incomodar. Tirando o lado pegador que não conseguem abolir, hoje Jim é o policial que esperamos, cada vez mais próximo de se tornar um símbolo dentro da polícia, como devia ser.

Gotham é uma série que todos deviam assistir. Não é perfeita, longe disso, mas consegue dar uma sensação quadrinhesca muito satisfatória. Ou vocês queriam ter só o Charada do Jim Carrey na suas memórias?


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top