Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: EM BUSCA DE WATERSHIP DOWN: ENTRE COELHOS, MUDANÇAS E TIRANOS
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Um dos maiores clássicos de fantasia nos países de língua inglesa, Em busca de Watership Down é uma fábula sombria sobre coragem e so...


Um dos maiores clássicos de fantasia nos países de língua inglesa, Em busca de Watership Down é uma fábula sombria sobre coragem e sobrevivência. Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas. Mas, mesmo depois de chegarem e, teoricamente, encontrarem um lugar seguro para viver, precisarão lutar para salvar a colônia vizinha e repopular a própria comunidade. Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter. 


Como uma história sobre coelhos poderia ser de alguma forma interessante para tantos leitores? Bem, principalmente porque não é uma história SOBRE coelhos, mas sim COM coelhos. 

Richard Adams usa esses animais tão conhecidos para contar histórias fabulosas, com claras referências ao mundo dos humanos. Desde governantes tirânicos, passando pela organização social e chegando até os mitos, esse coelhos vivem uma longa aventura que tenta nos aproximar de questões curiosas de uma maneira simples.

Em Busca de Watership Down surge como uma história para crianças, mais facilmente impressionáveis pelas aventuras de um grupo de roedores. Porém são os mais velhos que conseguem compreender melhor as metáforas implícitas na trama. E chega um momento em que não conseguimos ficar sem saber o que vai acontecer com Quinto, Avelã, Topete e companhia.

A história toda se incia com uma premonição de Quinto sobre algo de ruim que vai acontecer com seu viveiro. A partir daí vamos começar a entender como o mundo dos humanos influência a vida dos coelhos. Além disso, o sistema de liderança imposto à eles pelo Chefe Coelho e pelas Owsla mostra que nem tudo são flores.

A longa jornada de um pequeno grupo em busca de um novo local é cercada de reviravoltas e novas descobertas. Aprendendo muito sobre outros coelhos e animais, eles vão se tornando mais do que achavam ser capazes. Um grupo unido, com cada um sabendo muito bem qual o seu papel na jornada.

Eles vão encontrar novos viveiros, que nem sempre são o que parecem. Inimigos onde menos esperam e até mesmo batalhas incríveis, se tratando de coelhos. Alem disso é sempre bom uma pausa para ouvir uma história de Dente-de-Leão sobre El-ahrairah. 

Em Busca de Watership Down é um excelente livro. Mais uma prova que não devemos jurgar uma produção pela capa, ou até mesmo por sua sinopse. Coelhos podem sim ser interessantes, mesmo em situações que  você não imaginaria. E se eu estiver mentido, que o Coelho Negro de Inlé lhe carregue!

TÍTULO: Em Busca de Watership Down.
AUTOR: Richard Adamns
EDITORA: Planeya
PÁGINAS: 464
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.



Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top