Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: AMNÉSIA: A CONFUSÃO DE VIVER O PROTAGONISTA
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Se você procura um filme simples, direto ao ponto, apenas para passar o tempo, esse não é seu filme! Voltamos ao início da carreira ...

Se você procura um filme simples, direto ao ponto, apenas para passar o tempo, esse não é seu filme!

Voltamos ao início da carreira de Christopher Nolan, cultuado diretor de filmes como A Origem e a Trilogia do Batman de Christian Bale. Amnésia foi lançado em 2000 e é considerado um dos melhores filmes dos últimos anos.

Estrelado por Guy Pearce, acompanhamos um protagonista perturbado por uma condição médica peculiar. Ele sofre de uma perda de memória recente, isto é, ele não se lembra de nada após alguns minutos. Por isso ele vive perdido entre fotos, anotações e tatuagens que o ajudam à lembrar quem é quem e o que ele deve fazer. Tudo isso porque vamos acompanha-lo em sua busca pelo assassino de sua esposa.

Porém o que é marcante no filme é justamente a maneira que ele é contado. Com um estilo diferente, somos levados a ficar confusos durante boa parte da trama, isso porque a ideia é nos colocar no papel do protagonista. Entender como é ficar duvidando de todos e sempre em dúvida sobre o que estamos vendo.

É bom você entender que não existe apenas uma linha narrativa. Tentar acompanhar como elas se misturam faz parte da experiencia do filme e vai te levar a criar teorias e ficar perdido junto com o protagonista.

Acompanhar como os personagens de apoio o manipulam, ou não. Acompanhar como ele entende sua realidade, ou não. Todo o filme é um grande 'ou não'. Ao fim dele, podemos estar mais confusos, podemos odiá-lo. Mas não podemos dizer que não é um filme importante e que nos faz pensar nas maneiras as quais as histórias são contadas. Nolan apresenta uma forma diferente, nem sempre agradável mas que torna Amnésia uma experiencia única!


Nota: 9,0/10,0

Nome Original: Memento 
Ano: 2000
Direção:
 Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan (baseado no conto de Jonathan Nolan)
Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone Junior, Jorja Fox, Stephen Tobolowsky, Harriet Sansom Harris, Callum Keith Rennie.
Duração: 113 min.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top