Comentários
Raphael Gomes Raphael Gomes Author
Title: [C.NERD] CRÍTICA #28 - CAPITÃO PHILLIPS
Author: Raphael Gomes
Rating 5 of 5 Des:
Quando alguém diz a palavra PIRATA tenho certeza que a primeira coisa que vem a sua cabeça é Jack Sparrow ou as navegações do século XV que...
Quando alguém diz a palavra PIRATA tenho certeza que a primeira coisa que vem a sua cabeça é Jack Sparrow ou as navegações do século XV que os professores de História tentavam tanto enfiar na nossa cabeça. Parecia-me uma coisa tão distante, na minha grande ignorância pensava que era uma prática que havia se extinguido com o tempo, devido aos grandes avanços tecnológicos na área de navegação. Mas não, a prática ainda existe e gera situações tensas e complicadas.


Em "Capitão Phillips" acompanhamos a trajetória do capitão do cargueiro Maersk Alabama que está fazendo uma rota pela costa africana. No trajeto o cargueiro acaba virando alvo de piratas somalianos, que conseguem sequestrar o capitão em uma tentativa de fuga descuidada, após serem atacados pela tripulação.

A tensão nesse filme começa cedo e não vai embora até a cena final. O filme é baseado em fatos reais, e confesso que por várias vezes pensei em parar o filme só para pesquisar sobre o que aconteceu com o capitão, tamanha era a tensão. As negociações que não davam certo, os sequestradores que não se entendiam, Phillips tentando entrar na cabeça deles. A soma disso tudo te prende do inicio ao fim, mal reparei na hora passando.

Levar uma tensão dessa a tela é complicado, é preciso uma boa direção para que o filme não se torne chato ao invés de interessante (como aconteceu com 127 Horas). Greengrass conseguiu manter o filme e com toda a certeza, transformou Capitão Phillips em um dos melhores filmes de 2013.


Todo o processo de negociação é complicado, ficava às vezes pensando que não seria tão complicado abordar aquele bote salva vidas. Afinal, não tenho conhecimento das táticas de abordagem com reféns. Por vezes também pensava que aqueles somalianos não estavam entendendo nada do inglês do Phillips ou da Marinha, para piorar a situação. E ver o descontrole dos sequestradores só criava mais tensão e uma dúvida gigantesca se iriam conseguir libertar o Phillips (Sim, até hoje sou traumatizado com o final do Enterrado Vivo).

A atuação do Tom Hanks foi como sempre maravilhosa. Hanks tem uma forma de se entregar aos trabalhos que é de causar inveja. A última cena foi uma surpresa, caramba Hanks, quando você sobrevive a toda a tensão das negociações, me vem ele com uma atuação impecável, humilhando todos.

O filme foi indicado a seis estatuetas, Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Edição.


Barkhad Abdi fez um ótimo trabalho, mas dificilmente levará a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. O filme é muito bom, mas esse estilo de filme não costuma levar o prêmio de melhor filme da Academia. Então a melhor aposta de Capitão Phillips são os prêmios técnicos.


 Gênero: Drama, Suspense
 Duração: 134 min.
 Origem: Estados Unidos 
 Estreia: 08/11/2013 
 Direção: Paul Greengrass 
 Roteiro: Billy Ray
 Distribuidora: Sony Pictures 
 Ano: 2013
 Classificação Indicativa: 14 Anos



Sobre o Autor

 
Top