E a série retornou com tudo e ainda deixou algo grande para a season finale. Após as ótimas season finale passada e a season premiere do ano passado a Law & Order: SVU volta com a trama Lewis depois do hiato de fim de ano.
O episódio começa com uma Olivia perturbada, com os nervos à flor da pele, pois o julgamento do Lewis está para começar. Após ter sido sequestrada por quatro dias, vimos que algo mudou na personalidade dela e vimos como ela agiu para superar todo esse trauma. E agora depois de todos esses esforços chegou a hora de ficar cara a cara com a pessoa que causou tudo isso. Lewis tenta usar de todos os recursos legais para parecer vítima de tudo isso que aconteceu, tentando humilhar publicamente a detetive Benson falando que ele a estuprou durante o sequestro, mesmo ela jurando de pé junto que nada disso aconteceu.
Ultimamente, a parte Law da série segue muito bem nos episódios e esse não ficou de fora. Com Lewis se defendendo em seu próprio julgamento, interrogando os outros detetives da unidade fazendo com que eles deixassem alguma coisa escapar para que pudesse usar em seu favor foi uma sacada genial do episódio. Mas o ápice do episódio mesmo foi quando chega a vez de Lewis falar com a Olivia.
A cena entre os dois foram ótimas sequências uma atrás da outra. Lewis interrogando Olivia e ela tendo que escutar tudo o que ele falava. E quando ele fala que ela utilizou de força excessiva para cima dele e ela falando que só fez aquilo para se defender e através de flashback mostra que, pelo menos neste ponto, Lewis estava certo, mas mesmo assim ele mereceu, isso ainda ficou barato para ele.
Depois de vários dias de julgamento eis que chega o dia do veredito. O júri diz que por falta de conduta por parte da detetive o júri absolve Lewis das acusações de tentativa de homicídio e estupro contra os Mayer e o alegam culpado ao homicídio do policial e o sequestro. Por mais que ele merecia ser julgado culpado em todas as acusações e apodrecer na cadeia ele ainda consegue se safar de algumas das acusações.
Após o julgamento passam-se quatro meses e vemos Lewis tendo um ataque e indo para o hospital da prisão. Mas nisso, vemos que a médica dá um sorriso para ele e ele também está sorrindo, indicando que tem um plano para fugir. E antes de voltar para a prisão depois do julgamento, ele dá uma olhada de cúmplice para uma das juradas indicando que já tinha uma plano em ação.
Tudo isso nos mostra que nesta season finale teremos Lewis solto, tocando o terror e perturbando a vida dos detetives. Como o julgamento se deu em janeiro e em quatro meses será maio, época em que a temporada acaba, nada mais justo que ele seja o cliffhanger para uma próxima temporada.
Este foi um ótimo episódio. Mesmo não tendo trabalhado com algum caso da semana e só ter ficado na parte jurídica mostra que mesmo depois de 15 anos de série quando os roteiristas querem eles conseguem fazer episódios empolgantes.
PS: Não falaram nada sobre a atitude da Amanda no episódio passado, sobre ela ter “voltado” a jogar. A única coisa referente ao episódios foi a briga entre ela e o detetive Amaro.
Promo do próximo episódio: