Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [REVIEW] DOWNTON ABBEY - S01E02
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
Uma frase pode resumir esse episódio: “A treta foi plantada com sucesso”. Apesar da frase não combinar muito com Downton Abbey, foi...


Uma frase pode resumir esse episódio: “A treta foi plantada com sucesso”. Apesar da frase não combinar muito com Downton Abbey, foi bem isso que aconteceu. Logo no começo, Mary escuta o primo, Matthew, falando que tentariam jogar uma das filhas para cima dele. Sendo assim, a relação dos dois já começa nada amistosa para ela, pois ele logo muda de ideia ao ver que se casar com uma das Crawleys não é tão ruim assim. Outras que se estranham desde o principio são Isobel e Lady Violet, que, na trama, tem como objetivo mostrar as relações da Aristocracia com a classe média... ops, classe média ALTA.


"Sempre pareceu tão escuro quando minha sogra vivia aqui.
Mas ela sempre tornava tudo escuro." - Violet
A intriga do episódio que todos estavam comentando, principalmente os criados, foi o possível casamento de Mary com Matthew. Possibilidade que foi levantada pela Violet depois da recusa de todos os advogados para tentar transformar Mary a herdeira da fortuna de Cora, o que foi escutado pelo Thomas, que fofocou com a Anna, que comentou com a Gwen logo após um dialogo muito inteligente sobre de onde vem os maridos (duvido que sejam trazidos por cegonhas). Mary não gostou muito da ideia da avó, e até ficou chocada quando soube que a ideia era da própria, mas não se abalou, seguiu em frente na sua postura, derramou toda a sua ironia no Matthew e ainda fez aquela metáfora com a história da Princesa Andrômeda e o Monstro. Ele não deixou barato e respondeu a altura.


"Tenho peixes maiores para fritar."
Deixando as intrigas de lado, temos o plot do Carson e seu companheiro de show. Confesso que não esperava esse passado dele. E depois quando ele foi entrando na casa, Bates e Sybil tentando contê-lo, e por fim ele tentando subornar o Conde para que o passado do Carson ficasse em segredo, foi uma dos pontos altos do episódio. Outro ponto foi a Condessa flagrando a O'Brien falando o que não devia e botando a cobra no lugar. Tenho certeza que todos amaram. Falando nos pontos altos, não podemos esquecer de uma das frases mais conhecidas da Violet:


"O que é um fim de semana?"
Eu comecei a perceber que pode surgir algo mais na amizade da Anna com o Bates. Alguém mais? Falando em perceber, Edith (que ficou meio apagada no episódio) fuçou bem nas cartas da Mary, estou curioso pra saber mais desses pretendentes. Thomas, pelo menos uma vez na vida, fez algo de bom pra alguém, dançou com a Daisy. Por outro lado, iludiu um pouco a garota, ela é tão bobinha. Fiquei comovido com a situação do Molesley, que bom que o Conde conversou com o Matthew e ele deixou o coitado pode ajudá-lo a se vestir.



Isobel e sua determinação prometem abalar as bases de Downton. Ela importunou o Dr. Clarkson até que ele fez a operação. Violet protestou, ficou chocada, tentou usar da autoridade de presidente honorária, mas nada adiantou. Pelo menos salvaram a vida do moço. Porém, a cena final foi a melhor. Pelo amor de Deus o que foi aquilo, não consegui segurar o riso com a cara das duas.

Audiência do Episódio:
Reino Unido: 9.97 milhões de domicílios.

Sobre o Autor

 
Top