Comentários
Sabrina Menezes Sabrina Menezes Author
Title: [REVIEW] THE MENTALIST S06E08: RED JOHN
Author: Sabrina Menezes
Rating 5 of 5 Des:
Justo dizer que esse foi, definitivamente, o episódio mais comentado, mais polêmico, mais discutido e mais odiado da série. Acho que nun...
Justo dizer que esse foi, definitivamente, o episódio mais comentado, mais polêmico, mais discutido e mais odiado da série. Acho que nunca vi fóruns de discussão, twitter e facebook tão aquecidos no que se refere à série. 



Tudo começou quando o episódio vazou no meio da semana. A descoberta antecipada do Red John gerou comoção e, de maneira geral, decepção e discussões acaloradas soltando spoiler por toda a internet. Foi quando a teoria de que o episódio era falso começou a circular pelas redes sociais. Decepção mesmo foi descobrir que, aquele era sim, o final da saga "Red John" depois de cinco temporadas e meia.

O episódio foi o desenrolar dos eventos de "The Great Red Dragon" na semana anterior. Bertran, principal suspeito, liga para Jane para que eles marcassem um encontro, o que leva o FBI a desconfiar a relação de Jane com o serial killer Red John. Os membros da falecida CBI tentam, de alguns jeito, ajudar Jane, permitindo que ele se encontre com Bertran na igreja próxima ao cemitério onde sua mulher e filha foram enterradas.(Só eu não sabia que elas haviam sido enterradas em Sacramento? Como a casa deles era em Malibu, eu presumi que elas tivessem sido enterradas por lá.).

Na igreja, o então suspeito revela que ele não é Red John coisa nenhuma e manda o agente Cordeiro atirar no Jane. Mas logo depois que o tal agente vira a arma para o Bertam, descobrimos que Red John é na verdade McAlister. O resto do episódio foi a perseguição e, finalmente, a morte do tão famoso assassino.



Eu comecei falando sobre decepção. mas gostaria de esclarecer que a decepção não foi minha- estou falando dos comentários que eu li na rede. Eu até que gostei no episódio, embora ele esteja longe de entrar na minha lista de favoritos. Se você leu a minha crítica do episódio anterior, deve se lembrar que eu me mostrei preocupada com o último episódio, visto que nada foi explicado sobre o mistério que envolvia o assassino - minha preocupação era que o final da saga fosse muito explicativo e pouco emocionante, já que haviam muitas perguntas a serem respondidas. Bom, eu estava errada. O episódio não foi muito explicativo. Na verdade, não foi NADA explicativo - o que irritou bastante os fãs. A única coisa explicada foi a maneira como McAlister se fez de morto, o que não foi muito surpreendente já que ninguém tinha engolido o Bertran como suspeito, mesmo. 

Eu até gostei que o assassino tivesse sido o McAlister. Sempre achei que Red John, apesar de vaidoso, seria low profile. Um xerife 'jeca', sem grandes aspirações teria mais oportunidades de capturar suas vítimas sem levantar suspeitas, do que uma mega magnata, dono de um culto, como o Brett Stiles, por exemplo. No final das contas eu só estava torcendo para que não fosse o Partidge. Se fosse ele, eu acho que morreria de tédio.  

Outra coisa que gostei foi o fato do Red John ter implorado pela própria vida, bem pateticamente, justamente ao homem de quem ele jamais teve misericórdia. Além de matar a filha e esposa, ele também matou a Christina, de quem Jane gostava, além de matar a própria memória que o personagem associava à felicidade. O tal serial killer, não era um ser extraordinário, corajoso e imbatível. Ele era só um megalomaníaco imbecil com poder demais - o que reduz o mítico assassino a uma pessoa ordinariamente humana. Red John não é um personagem desumano, e acho que a lucidez do seriado está exatamente nesse detalhe. A crueldade é uma característica essencialmente humana - nenhum outro animal mata por prazer. Daí a graça, de despi-lo de poder e o ver temer à morte.



Confesso que embora seja esse, desde sempre, o objetivo do Jane, eu sempre tive a esperança de que ele não matasse o Red John no final. Como a Lisbon, acredito que ele é uma boa pessoa e merece paz, e matar uma pessoa com as próprias mãos, não deve trazer paz ao coração de ninguém. Fico feliz que o Jane tenho conseguido o que ele queria, mas acho que cometer um homicídio é um ato muito cruel - não com o Red John, ele merecia - para o Jane fazer

Vou dizer também que gostei que quando perguntado, Red John respondeu que ele era psychic e assim adivinhou a lista de suspeitos do Jane. A série brinca um pouco com essa dúvida. A própria Christina, por exemplo, foi apresentada como uma possibilidade real. A Van Pelt acredita nesse tipo de coisa. Até a racional Lisbon se mostra em dúvida quanto ao assunto. Acho que negar possíveis poderes de Red John seria quebrar com a dúvida e o misticismo que o seriado carrega.


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top