Esse episódio sumariza a terceira temporada e como ela é diferente das outras. Se a gente for comparar o nível de tensão dessa com as duas primeiras realmente é bem diferente. Quando tudo girava em torno do Brody e depois de seu envolvimento com a Carrie, nós, a audiência éramos superiores aos outros personagens. A gente sabia que o Brody tinha traído os EUA e virado terrorista. Claro que fomos surpreendidos novamente com vários episódios, tipo o que ele quase bombardeia todos os líderes com uma bomba ou quando o Abu Nazir é morto. Mas agora é diferente, nós estamos no escuro junto com todos os personagens, exceto o Saul, a Carrie e o Quinn.
E isso é muito bom, minha gente. Significa que muitas surpresas estão por vir. (Ou vocês acham que é à toa que o Brody só apareceu em um episódio até agora?). Mas vamos ao episódio dessa semana, “Gerontion”.
De acordo com o Sr. Google, “Gerontion” é um poema do americano T. S. Elliot de 1920, que fala sobre as impressões de um ancião, do inglês gerontic, sobre a Primeira Guerra Mundial, uma vez que esse ancião que viveu a maior parte de sua vida no século 19. Alguma semelhança com o mastermind Saul? Ele pensou cuidadosamente no plano de capturar o Javadi e, além de pedir informações valiosas, vai fazer do cara um espião dos EUA no Irã com o truque da chantagem de entregá-lo para o governo de lá e ele ser torturado caso ele se recuse a reportar de volta para a CIA. Ou seja, agora Saul está no comando, do jeito que sempre sonhou desde os primórdios com o próprio Javadi, que se corrompeu e virou terrorista. Ele quer tentar acertar pelo menos agora, o que não conseguiu quando era jovem.
Tudo nesse episódio gira em torno do Saul, até a relação com a Mira, afinal ela estava com ele em Teerã quando eles eram jovens e tinham conhecido o Javadi. Mas não creio que nada relacionado a ela vá desenvolver algo mais bombástico, deve ser só para mostrar mais o lado íntimo do Saul e tudo mais.
Até agora está tudo indo de acordo com os planos e uma hora ou outra tudo será interligado com o Brody. E as complicações de um plano desse começam com a questão da polícia ter como prova uma foto do Quinn na varanda da casa da ex-mulher do Javadi e ele ter que confessar algo que não cometeu. Shit is going down!
E tem ainda a parte de que o Saul questiona Javadi sobre quem colocou a bomba no carro da Carrie que explodiu em Langley. O Saul pergunta se foi o Brody e depois a Carrie pergunta também. E ele fala que quem tem essa informação é o advogado que estabeleceu o contato entre eles. Sutilmente as pistas vão se revelando...
Sem dúvidas a melhor parte do episódio foi o Saul sambando na cara do Lockhart deixando ele preso na sala de reuniões, tipo The Sims. Foi gênio!
Agora temos uma ideia do que pode acontecer nos próximos episódios: Saul tansforma o Javadi em um “espião”, Lockhart via tentar acabar com o Saul por querer fazer as coisa de outro jeito, Quinn quer cair fora e a Carrie quer provar a inocência de Brody. Que venham os próximos episódios!
Postar um comentário Blogger Facebook