Dois episódios sobre redenção.
Os dois episódios de NCIS, Anonymous was a woman e Once a Crook abordaram a questão da redenção de formas diferentes, e do ponto de vista de dois personagens diferentes: Gibbs e Tony, respectivamente. Ambos foram assombrados por fantasmas em seu presente e, mesmo assim acharam um modo de apagar os erros que certamente os atormentavam.
Em Anonymous was a woman vimos que Gibbs, uma vez, negou-se a quebrar as regras para ajudar a Mike Franks no tráfico de mulheres afegãs para os EUA, mulheres essas que sofriam violências graves.
Foi interessante ver esse outro lado do agente do NCIS e como, ao ter a sua segunda chance ao esbarrar com tais mulheres no caso que investigava, fez de tudo para redimir-se.
Afora o patriotismo exacerbado expresso em frases que colocavam os EUA como salvadores do mundo e tentavam "justificar" a permanência das tropas, Anonymous was a woman teve o mérito de mostrar a questão de modo empático, emocionando em vários momentos. Destaco especialmente a conversa entre mãe e filha pela internet.
Once a Crook pegou a perspectiva de Tony sobre um caso enfrentado 15 anos atrás, quando ele ainda era um policial em Baltimore.
Da mesma forma que Gibbs, Tony tinha uma dívida com um antigo informante que acabou implicado num caso de assassinado de um petty officer. E esse episódio fez com que o agente pudesse buscar a redenção com o rapaz.
Ambos os episódios continuaram optando por tratar das consequências pós saída de Ziva. Vê-se que aos poucos (e isso é mencionado por Tony) deixou-se de falar o nome da agente. É como se os roteiristas conseguissem reproduzir aos poucos o que os fãs estão sentindo. Bom saber que a personagem não será esquecida, e sim carinhosamente mencionada.
Ainda que haja o estranhamento (ainda) pela ausência da personagem, não posso deixar de observar a manutenção da qualidade da série da CBS, tanto nos roteiros quanto nas atuações e na emoção. É fácil ver que, aos poucos, passada a fase de adaptação, a série voltará a se estabilizar entre os espectadores. Aliás, a audiência já mostrou solidez nas últimas semanas e, mesmo considerando que provavelmente houveram desistências de alguns espectadores, NCIS continua como um dos shows mais assistidos dos EUA.
E você, o que achou dos episódios de NCIS? Comente!
Postar um comentário Blogger Facebook