Comentários
Unknown Unknown Author
Title: ESPECIAL - 10 GAMES Marcantes da Nossa Infância
Author: Unknown
Rating 5 of 5 Des:
O tempo passa. Nós crescemos, mas certas coisas nunca mudam, uma delas é o gosto por videogames e a criança presente dentro de nós. Jogos, ...
O tempo passa. Nós crescemos, mas certas coisas nunca mudam, uma delas é o gosto por videogames e a criança presente dentro de nós. Jogos, sejam eles clássicos ou não, marcaram nossa infância. Quem nunca ficou até tarde da madrugada jogando aquele seu game alugado em uma sexta-feira pra devolver domingo?  O dia das crianças está ai, o feriado que não tem aula, os presentes que elas receberam, então por que não listar os games que ficaram marcados nas nossas memorias? Vamos voltar a assoprar fitas por um instante. Os games estão colocados em ordem por data de lançamento invertida, ou seja, do mais atual até o mais clássico.



The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Bom, chegou a hora. No game controlamos Zelda... HÁ. Eu aposto que você sempre se confundiu entre quem é Zelda e Link. Ocarina of Time foi o quinto titulo da franquia The Legend of Zelda, lançado em 1998 para Nintendo 64. Eu poderia começar falando que ele mudou completamente o mundo do game, ele foi o primeiro da saga a ser totalmente em 3D. Eu não vou comentar sobre a história porque isso exigiria um post especial somente para Zelda, todos os games contem um enredo detalhado, algo que ajudou a fazer Ocarina of Time ser para muitos, O melhor game de todos os tempos. Exatamente. Agora eu lhe pergunto, a Nintendo é ou não é uma empresa de respeito? Além de Donkey Kong, Mario, ela está por trás do sucesso de uma das minhas franquias favoritas, Zelda. Ele mistura elementos de ação e aventura com uma pitada de RPG, pelo seu sistema de itens, armas, entre diversos outros aspectos. A trilha sonora é sem palavras, simplesmente fantástica. Quem é que não se lembra do Link tocando sua flauta? Caso você nunca procurou saber, eu coloco no final do especial algumas músicas pra refrescar sua memoria. Acho que todos se lembram da sala dos vasos certo? Pelo menos é como era chamada por muitos. Aquela vontade irresistível de destruir tudo o que era objeto presente no cenário, eu sei como se sente.  Mas resumidamente Zelda é um enorme jogo, o melhor pra muitos, e é provável que você passou grande parte jogando com o carinha encapuzado de verde chamado Link, a fada companheira chamada Navi pra salvar a princesa Zelda contra o vilão Ganondorf. E pra você, caro leitor, que não sabia, no game é possível lutar contra uma nave do jogo Starfox. Mas só é destravada com códigos de Gameshark.


Final Fantasy VII (por Edu Oliveira)

Antigamente eu comprava muitas revistas de games (algumas tenho até hoje) e na época áurea do PS One não se falava em outra coisa a não ser o game revolucionário no quesito RPG. Ele se chamava Final Fantasy VII. Eu já curtia RPG, mas nunca tinha jogado nada que me atraísse até adquirir o PS One e enfim comprar o CD piratão do game. O jogo, em si é uma obra prima! Desde seu ínicio, com aquela intro e a galera da AVALANCHE chegando de trem pra explodir um dos reatores Mako, até a sua metade quando tive meu 1° choque gamelístico, que foi no momento em que Sephiroth mata sem dó uma das personagens principais do game, Aerith. MEU MUNDO CAIU AQUELE DIA! Não poderia acreditar no que estava vendo. Realmente foi um momento marcante. Até chegar ao confronto final, ouvindo a belíssima canção “One Winged Angel” composta pelo gênio Nobuo Uematsu, vejo que tive esse prazer de apreciar essa maravilha e com certeza ficou marcado. Depois tive o prazer de jogar Final Fantasy VIII e ai é outra história...


Crash Bandicoot


O que dizer de Crash? O cachorro louco que já foi o carro-chefe, marketing, da Sony. Provavelmente um dos meus games favoritos. Eu não consigo falar qual titulo da franquia é o melhor, já que todos são fantásticos. Eu poderia ficar falando que a Naughty Dog revolucionou os games do gênero, as mecânicas inovadoras na época, a tecnologia absurda usada no desenvolvimento. Mas vamos deixar isso de lado, vamos lembrar o que passamos jogando essa obra de arte.  Eu acho que todos se lembram das caixinhas que quebrávamos pra conseguir uma fruta desconhecida que até hoje ninguém sabe ao certo o que é. Manga, pêssego, coisa laranja, sei lá, quanto mais conseguíamos ganhamos vidas, ou nessas caixas vinha o nosso amiguinho, UGA UGA, tá... Esse não é o nome dele, mas era assim que eu e a maioria de vocês chamavam. As fases é algo marcante na franquia, florestas, praias, até no espaço fomos com Crash, e tudo por causa do vilão, o odiado e o cabeçudo amarelo Dr. Neo Cortex. Outros como Ripper Roo o cachorro azul. Ok... Se você não jogou Crash, você praticamente não teve infância, ou um PSOne. Se alguém quiser o game tem disponível pra download na Playstation Store, no PS3. E quem é que se lembra da dança comemorativa dele? Impossível não rir vendo.


Donkey Kong Country

Ah... Vai me dizer que você nunca viu o macacão Donkey?  Uma curiosidade antes: Miyamoto, criador da franquia, procurava em seu dicionário em inglês uma palavra que significasse bobo ou teimoso, e foi ai que ele achou Donkey, que ao pé da letra significa burro. Lembrando que Miyamoto não estava presente no desenvolvimento do game, quem comandou foi Tim Stamper. Mas continuando... O jogo em que tínhamos que coletar bananas e que o nosso parceiro Diddy Kong, nos ajudava. A história do game é simples, nosso objetivo é recuperar as bananas roubadas por King K. Rool, mas acho que vocês não querem mais detalhes técnicos né? Até porque não é uma analise.  Lembram-se do avô de Donkey? Logo no inicio do game ele tocava sua vitrola... Estou falando de Cranky. Sua musica era boa, mas logo era interrompida com o som gigante de Donkey, mas não durava muito até ele tacar uma TNT pra explodi-lo. A Nintendo simplesmente marcou os games não só com suas mecânicas totalmente novas em gêneros de plataformas, mas também sua trilha sonora. Eu acho a musica da introdução do game uma das melhores da época, eu posso ouvir milhares de vezes sem cansar. Acho que todos conseguiram coletar as 201bananas presentes no game certo? Além das letras K-O-N-G. Tínhamos ajuda de alguns animais, eles variam entre peixe-espada, papagaio, rinoceronte, avestruz.  Era tão divertido controlar não só os animais, mas também podíamos alternar os personagens, inclusive o Diddy era jogável. É praticamente impossível você nunca ter jogado ou pelo menos não ter visto a carinha famosa de Donkey, é um marco, é clássico, é nostálgico.


International Super Star Soccer Deluxe (Por Edu Oliveira)

Se você não jogou esse game: você não teve infância. Eu que nunca fui fã de games de futebol passei minha adolescência jogando e tirando contra com meus amigos, fazendo campeonatos diversos e me divertindo. Obvio, tinha o código Konami que todos usavam pra abrirem os times secretos e fazer o juiz virar um cachorro ( ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A Start ) QUEM NUNCA? Saudades também das diversas modificações piratas que o game recebeu, teve de tudo que é jeito como o “Campeonato Brasileiro 1996” ou o “Ronaldinho Soccer 1997”. E é o game que contém o mito, o cara, o fodelão: Allejo. Além da narração que não entendia porra nenhuma, mas achava divertida. "OEEE GOLERO!" e também o "YES! GOL, GOOOOOOLLLLLLLLLLL!!!". Jogo clááássico e que com certeza tem que estar nessa lista.


Streets of Rage 2

O MAIOR. O MELHOR GAME DE LUTA. Ou quase de luta... Já que o game é focado em esmagar botões e bater nos inimigos com golpes corpo a corpo. Quando a Sega ainda era uma boa desenvolvera, em 1993 ela lançava seu promissor e que logo se tornaria um clássico, Streets of Rage 2 para Megadrive. A continuação não tinha quase nenhuma mudança... Mentira. Os gráficos eram mais polidos e bonitos, e a jogabilidade expandida. Além de darmos uma voadora agora damos super golpes também, são ativados com duas vezes pra qualquer lado e o botão de soco, a habilidade de contragolpe estava presente. Quem se lembra das fases? Uma das mais clássicas é a primeira, que temos que descer um barco em direção a um bar, lá enfrentamos um mini-chefe, Jack. As fases tinham mais de uma parte, tendo até três diferentes partes. Os inimigos eram extremamente variados, não só as cores das roupas, mas nomes, tirando a sensação de repetição. Eu nem preciso comentar dos personagens como: Axel Stone, Adam Hunter, Blaze, Eddie Hunter, Max, entre outros. Eu não preciso comentar mais nada, além da EXCELENTE TRLHA SONORA. Streets of Rage 2 é um clássico, não há outras palavras pra defini-lo.


Street Fighter & Mortal Kombat

É praticamente impossível não colocar os dois títulos na lista. Com eles que começaram a briga entre: ‘’ Qual o melhor game de luta? ‘’ Foi nele que os fliperamas se tornaram tão populares. Street Fighter já não é o mesmo, poderíamos dizer que a Capcom matou um dos melhores jogos de luta, agora ele vive de conteúdo extra e não tem a mesma diversão do que os antigos, as fichas são praticamente extintas.  Mas chega de falar essas bobagens técnicas, na época praticamente ninguém que jogava ligava pra isso, vamos lembrar os melhores momentos. Quem nunca soltou um hadouken? É um golpe que continua até hoje, virou meme, virou tudo o que você pode imaginar, não é à toa que Street Fighter se tornou uma febre. Ryu, Ken, Blanka, Zangief, M. Bison, Akuma, Guile, Chun-Li, ok... Chega de listar os personagens, todos são carismáticos e marcados.  Os cenários que variavam de país para país, com a origem de cada personagem presente, Brasil, Japão, Estados Unidos, Índia, diversos outros.

Mas é claro que Street Fighter não ia liderar para sempre os videogames, concorrentes iriam nascer e um deles foi Mortal Kombat. Criado por Ed Boon e John Tobias e desenvolvido pela Midway Games, foi um marco na história. Sua violência extrema, arrancando cabeças, tripas, sangue voando pra tudo que é lado, FATALITYS, BABALITYS, era algo tão polemico que fez a grande parte das pessoas testarem, sabe como é... Quanto mais falam, mais querem saber. Os personagens, tão clássicos, Sub Zero com seus golpes irritantes de congelar o inimigo no ar, e o Sub Zero Amarelo... Digo Scorpion, com o "GET OVER HERE ".  Além de outras meninas jogáveis Sonya, Mileena, Sheeva, Kitana, Sindel, entre outras.  Quem se lembra do código para habilitar o sangue no Megadrive e Super Nintendo? No fliperama não tinha isso, já que o game chegou sangrento logo de cara. Não era só isso que chamava a atenção, de MK 1 até o 3 a dificuldade era altíssima, demorava muito tempo para terminar o game já que o chefe final era o Shang Tsung, não era só o tempo que você perdia, o dinheiro também, já que as fichas iam embora rapidinho.

É praticamente impossível separar essas duas franquias, mesmo que concorrentes. Elas chamaram a atenção e foi com elas que a maioria das pessoas conheceu o gênero Luta nos videogames. Então é... São clássicos e se você não jogou... Eu não sei o que falar. Tudo bem que a classificação indicativa é pra maiores de 18 anos, mas eu aposto que você já jogou escondido de seus pais.


Top Gear

O MELHOR JOGO DE CORRIDA DE TODOS OS TEMPOS. Eu poderia acabar a falação por aqui. Mas... Vamos continuar. Foi lançado em 1992 para SNES e desenvolvido pela Kemco. Além de Top Racer, como é chamado no Japão, ser extremamente viciante e um marco pra história, ele foi um dos primeiros games de corrida feito para o SNES, tornando-se uma evolução e marcando o gênero. A história era basicamente se tornar o piloto mais rápido do mundo correndo em inúmeros países e a jogabilidade era simples, mas quase ninguém liga pra isso, todos jogavam pra se divertir. Quem se lembra das pistas disponíveis no game? Sempre de um lado pro outro, direita e esquerda com o carrinho sempre no meio da tela. Você, pequeno gafanhoto, pode pensar que o game era repetitivo, mas NÃO. A dificuldade aumentava imensamente conforme jogávamos, obstáculos surgiam, curvas eram mais fechadas, os oponentes eram praticamente inalcançáveis. Além do numero de voltas ir aumentando, de 2, no começo do game, quando chegávamos um pouco mais da metade eram 8 voltas. Os sons inovaram, além da trilha sonora criada por Barry Leitch, sons como batida, motores, ativação do nitro, eram extremamente bem feitos, algo que para época, era um salto enorme. É sem dúvidas um marco na infância e acho que todos jogaram. Aposto que muitos de vocês ficaram com a musiquinha do menu do game na cabeça certo? 


Sonic 2 (Por Edu Oliveira)

Eu era uma criança feliz que saia da escola e ia direto pro fliperama e passava o dia lá. A situação ficou tão critica que meu pai não viu outra opção a não ser me comprar um videogame pra ficar em casa. Foi assim que adquiri meu primeiro console, um Mega Drive III novinho em folha. Ele veio com a “fita” “Sonic 2”, até então desconhecido por mim. E foi quando joguei a primeira fase, “Esmerald Hill” que em questão de minutos estava apaixonado pelo game. Pela música espetacular da primeira fase, inesquecível, pela velocidade, pelo barulho dos anéis perdidos, por tudo! Tamanha foi minha felicidade quando ia passando pelas belíssimas fases que iam desde o cassino, cavernas e até num avião, com a ajuda da raposa Tails, aquela linda! Até chegar a fase final que ficava no espaço, dentro da Death Egg e enfretar o temido Robotnik, juntamente com o Sonic de Metal. Tremi na base ao ver aquele Robotnik versão Power Ranger, imenso e fodástico, mas ao derrotá-lo enfim, zerei um game pela primeira vez em vida. Sonic, mais uma vez, salvou os animaizinhos do vilão malvado. E eu, tive meu primeiro grito de “ZEREI O GAME, PORRA!”, além de virar fã do ouriço azul. Nostálgico.



Super Mario World

Eu acho que poderia dispensar comentários ou qualquer coisa do tipo. Todos conhecem o encanador bigodudo de macacão vermelho e o Mario Verde... Ou melhor, Luigi. Eles naquela missão praticamente impossível de resgatar a princesa Peach, do vilão Browser. É o game que mais do lucro pra Nintendo, e foi o game que alavancou a empresa, juntamente com Donkey Kong. Eu não sei mais o que falar, sinceramente. Se você não jogou o game, você não teve infância, até no clickjogos é possível jogá-lo. Quem se lembra das tartarugas que tinham seus cascos soltos depois que pulávamos em cima delas? Ou os canos verdes que davam para outros cenários? Os inimigos, os goombas? Os tijolos que Mario quebrava que ou ganhávamos moedas ou os poderes especiais pra soltar bolas de fogo ou ficar gigante? A dificuldade era alta, já que não existia memory card ou um checkpoint, sempre que chegamos a um determinado castelo, alguma coisa acontecia e tínhamos que parar de jogar, e adivinha? Temos que começar tudo de novo, do zero.  É tudo tão marcante e clássico que dispensa comentários. Uma franquia que nasceu na década de 80 e continuar com games novos até hoje? Com milhares de fãs, não é pra qualquer um. Só pra quebrar o clima e acabar um pouco com sua infância: De acordo com o livro de instruções do Super Mario, quando os Koopas invadiram o Mushroom Kingdom a primeira vez, eles transformaram humanos em blocos. Ou seja... Mario destruía humanos? Por favor, não me xinguem.


É claro que alguns games não foram citados, mas passou por nossas vidas e pra alguns, ficou marcado. Então vamos listar alguns deles na nossa Menção Honrosa:

Megaman, Pac-Man (Come-Come), Doom, Tetris, Duke Nukem, Quake, Metroid, Golden Axe, Alex Kidd, Castle of Ilusion, Comix Zone, Final Fight, Star Fox (SNES), GoldenEye 007, Resident Evil 2, Silent Hill, Tomb Raider, Syphon Filter, Metal Gear Solid, Tekken 3, Tony Hawk’s Pro Skater, Sunset Ryder, Spyro, Harvest Moon Back To Nature, Rock’n Roll Racing, Carmageddon, Pokemon, GTA: San Andreas, Counter Strike 1.6, Yu Gi Oh Forbidden Memories, Parasite Eve, Mario Kart.


Esse foi o Especial Dia das Crianças dos Videogames. Espero que vocês tenham gostado. Espero que você tenha lembrado a época que tínhamos que assoprar fitas pra conseguir jogar, jogar direto sem que ninguém os atrapalhasse, senão teríamos que começar tudo de novo já que não existia Memory Card nem checkpoint. As aventuras que passamos com cada personagem. Os momentos que passamos procurando em revistas os fatalitys ou como passar de determinada fase, porque a dificuldade era enorme. Videogames evoluíram e nem tudo é como antes, por isso, cuide da sua criança interior. E vocês, o que acharam da lista? Citem também seus games marcantes nos comentários!

Isso é tudo pessoal! Até a próxima.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top