Comentários
Unknown Unknown Author
Title: CANTINHO NERD: Review - Tomb Raider: Lara Croft
Author: Unknown
Rating 5 of 5 Des:
Acho que todos conhecem Tomb Raider, ou Lara Croft, a série é sem duvidas uma das maiores seja em números de fãs ou quantidade de unida...

Acho que todos conhecem Tomb Raider, ou Lara Croft, a série é sem duvidas uma das maiores seja em números de fãs ou quantidade de unidades vendidas. Se não conhecem a série nos videogames provavelmente já assistiu ao filme com a Angelina Jolie, lançado em 2001. A série foi criada originalmente para o console da Sony, Playstation 1. Eu não preciso nem dizer que o sucesso de Lara nos videogames foi absurdo, ainda mais com porte para PC na época, garantindo assim um jogo novo a cada geração.
Na sétima geração, que é a atual, recebemos jogos da série como, por exemplo: Tomb Raider Underworld e Guardian of Light. Mas nenhum se compara ao mais recente reboot chamado apenas Tomb Raider. Lançado para PC, PS3 e Xbox 360 em Março de 2013. Desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix o game tem 86/100 no Metacritic, e pra mim é sem duvidas o melhor da série.
image
A história do game não é lá essas coisas, mas não chega a ser ruim. O foco do game não é sua historia totalmente explorada, com reviravoltas, nem nada do tipo. Serve mais para nos apresentar Lara, que começa como uma exploradora inexperiente que está em busca de uma aventura, Lara embarca em um navio chamado Endurance, que é comandado por seu mentor e amigo antigo de seu pai, Conrad Roth. No cominho do Triangulo dos Dragões, uma ilha localizado no Leste do Japão, uma tempestade forte e misteriosa os atinge, fazendo Endurance ser destruído separando Lara de Roth. Lara acorda presa e desorientada em uma caverna e tem que a todo custo sair de lá antes que mercenários abusem dela, além de ter essa preocupação ela tem que achar seus amigos, descobrir quem ou o que fez isso e o por que. A história do game é basicamente essa, não falo muito para não dar spoiler e perder a graça de quem ainda não jogou.
A campanha do game dura entre 12 a 15 horas. A coisa mais impressionante de Tomb Raider não é a gameplay, gráficos ou a história, e sim como a personagem Lara Croft se adapta as condições na ilha. Por exemplo: Quando Lara está com fome ela simplesmente tem que caçar algum animal para, na fogueira, poder assa-lo. Quando alguém mercenário tenta abusar de Lara ela não sai correndo apenas, ela executa o inimigo porque ela sabe que mais pra frente ele pode tentar algo contra ela. Não é apenas por isso que nossa personagem chama atenção, ela é extremamente carismática, prendendo o jogador caso ele cometa alguma besteira e a mate em uma queda por exemplo. Sem duvidas é a Lara Croft que foi mais explorada e teve maior crescimento em toda a série, e eu realmente espero que ela seja indicada a prêmios, como Personagem do Ano.
image
Tomb Raider tem um mundo semiaberto, tendo inúmeros locais para ser explorado. Acho que não preciso dizer que o game mistura ação e aventura em terceira pessoa. A gameplay do game é muito boa, fluida e imersível é pouco para o que realmente é. No game podemos usar pistolas, metralhadoras e arco e flecha, o que é extremamente divertido. A exploração é um dos grandes fatores apresentados, podemos caçar animais, procurar por balas, comidas, itens para dar melhoras em armas, procurar por colecionáveis entre outros objetos. É muito variado tudo o que o game apresenta. 
 O game apresenta missões secundarias e os Túmulos de Desafios, que são lugares secretos que achamos explorando o mapa, que quando entramos nele temos que completar tal objetivo pra ganhar alguma recompensa, isso sem duvidas é muito bom e aumenta muito a vida útil do game. No game temos quebra-cabeças para resolver, que serão mais complexos comparados aos títulos anteriores, envolvendo elementos de agua, fogo, vento, mistura de elementos, entre outros. Também podemos usar o Instinto de Sobrevivência que Lara destaca lugares e itens uteis no decorrer do game, por exemplo, por onde temos que andar, escalar ou procurar.
No game podemos andar, pular, esquivar, atirar, e durante o game ganhamos um machado que é usado para escalar paredes, que tem uma forma diferente das normais.  O game tem um recurso muito bem explorado e não enjoativo que é o Quick-time Event, onde o jogador tem que apertar determinado botão em determinada hora para Lara poder fazer tal movimento, caso contrario ela morrerá, no inicio do game, por exemplo, o nosso tutorial é baseado nele, o que merece um destaque, pois a sequencia inicial é muito bem feita.
image
Os gráficos do game são muito bem feitos, diferenciados, é fantástico. Não só em ambientes fechados, abertos, modelagem dos personagens ou nada do tipo, a qualidade é presente toda hora. E praticamente sem serrilhados, com sombras extremamente realistas. Um destaque essencial para a personagem principal, Lara, muito bem modelada e cheia de detalhes, seja quando se machuca, no andar, no se esquivar ou outro momento, quando ela se movimenta seu cabelo meche fluidamente para o lado que o jogador manda. Eu sempre digo que cabelo e agua são as coisas mais difíceis de fazer em um game, o cabelo de Lara no PC é um dos mais bonitos que já vi.
A ambientação do game é diferenciada, passando-se por casas pegando fogo e sendo destruídas conforme o tempo, praias, florestas densas, de dia ou de noite, tumbas, entre outros inúmeros locais. É jogar pra ver o que o game apresenta de variedade. Você não sente a sensação de repetitividade ou algo do tipo, todas com inimigos diferentes, tendo que passar por elas de um modo diferente.
image
A trilha sonora do game é bem feita, combinando com a situação que o game quer te passar, seja emoção ou desespero. Na parte de efeitos sonoros nada a reclamar, tiros são bem feitos, efeitos como madeira quebrando, até mesmo quedas, são bem feitos. A dublagem do game é escolhida a dedo, tendo grande destaque, a emoção é transmitida facilmente para o jogador somente pela voz de cada personagem.
Uma comentada rápida sobre o multiplayer do game que foi alvo de muitas criticas, sendo um dos, se não o, ponto fraco do game. Eu posso adiantar que é totalmente desnecessário. Com mapas mal desenhados e confusos de entender e um spawn completamente sem noção, com modos que todos conhecem e sendo genérico, podem passar direto do online do game que diferente de The Last of Us te prendera por muito tempo.
image
Nota: 9.7/10
Tomb Raider é um dos melhores reboots que um game poderia ter. Se você não conhece a historia de Lara Croft, ou nunca jogou nenhum game da série aqui está sua oportunidade.  Eu realmente espero que o game seja indicado a algum premio significativo, pois é o que ele merece no mínimo. Uma variedade enorme, mapa bem feito, personagens carismáticos, gameplay bem feita é mais que obvio que vale a pena jogar Tomb Raider.
image

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top