Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES: AVANTE!
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
A antologia Insubmissas lágrimas de mulheres é composta de 13 contos, cujas histórias têm como protagonistas mulheres negras. De dentro da c...




A antologia Insubmissas lágrimas de mulheres é composta de 13 contos, cujas histórias têm como protagonistas mulheres negras. De dentro da cena, vozes-mulheres explicitam suas dores, anseios, temores, mas, antes de tudo revelam a imensa capacidade de se retirem do lugar do sofrimento e inventarem modos de resistência. Uma intima fusão entre as personagens, a voz ficcional de quem apresenta essas personagens e a autora, marca o processo criativo dos textos e afirma o projeto literário de Conceição Evaristo, o de traçar uma escrevivência.


A gente tem aquela mania de não ouvir as mães. Mesmo nas coisas mais bobas. A minha é uma grande fã de Conceição Evaristo e já me deu dois livros quase me batendo pra ler. Outro dia finalmente decidi começar. Não é que mamãe estava certa? Insubmissas Lágrimas de Mulheres é um livro que toda mulher, e principalmente, toda mulher negra deveria ler. 

Eu estava em um momento bem desiludido da vida quando iniciei a curta leitura. Foi o que eu precisava. Conceição conta as histórias de mulheres que sofreram, viveram, amaram e, por mais raro que seja, foram amadas. Ao escrevê-las, Conceição bota um pouco de si nelas também e das experiências que ela viveu.

O contos são muito fortes, há violência e não é pouca, assim como na vida real. Mas não é pela dor que essas mulheres tornam-se especiais, nem por um papo furado de resiliência, é pela vontade de viver e sobreviver. É por serem capazes de continuarem respirando e seguindo suas vidas com todas as dificuldades que não são romantizadas e podiam ter sido evitadas se vivêssemos em um lugar melhor.

Ao terminar esse livro, lembrei muito de Svetlana e como o título de sua obra sempre ressoou em mim: A Guerra não tem rosto de mulher. A partir de Conceição, acrescento que A Guerra e a violência não têm rosto de mulher. Depois que terminei esse livro, me senti parte de uma cadeia, que tem sim muito sofrimento, mas que também tem coragem para impor seus limites e defender o que acredita.

 AUTORA: Conceição Evaristo
 PÁGINAS: 134
 EDITORA: Malê
 LANÇAMENTO: 2016
 ONDE COMPRAR: Aqui










Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top