Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: NOVA JAGUARUARA: MEDO E ESCURIDÃO
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Um antigo e curioso evento acontece todos os dias em Nova Jaguaruara, uma pequena cidade no interior do Ceará: à meia-noite, as luzes se apa...





Um antigo e curioso evento acontece todos os dias em Nova Jaguaruara, uma pequena cidade no interior do Ceará: à meia-noite, as luzes se apagam e a cidade cai na escuridão por exatamente um minuto. Vicente e sua equipe de trabalho chegam à cidade para estudar as condições para a instalação de torres de energia eólica na região e, quem sabe, resolver o estranho problema de queda de energia. O que eles não sabiam, entretanto, é que a cidade esconde uma terrível história relacionada ao desaparecimento de pessoas desde o início do século XX. A única coisa de que são alertados desde o primeiro dia é o fato de não poderem se aproximar de uma igreja abandonada na beira da estrada, um pouco afastada de Nova Jaguaruara. Infelizmente, o aviso não é o suficiente e logo Vicente e sua equipe encontram-se presos nos terríveis mistérios da cidade.


Ser uma fã de terror, como acho que um fã de qualquer coisa, tem o fardo também de ter que consumir algumas mídias de qualidade duvidosa. Depois de anos nesse contexto, a gente vai ficando calejado e sabe reconhecer uma boa história logo nas primeiras páginas ou minutos. Eu tenho algumas características que considero importante pra ser conquistada por uma história de terror: 

1° A escrita tem que ser fácil, mas não inocente.

2° As personagens precisam ser humanos, nada de alguém que nunca tem medo ou é perfeito demais.

3° O sobrenatural não pode ser dado logo de cara.

Eu identifiquei esses três aspectos no livro Nova Jaguaruara de Marcio Lopes. A história segue cinco técnicos que energia eólica que vão até uma cidade (Nova Jaguaruara) para avaliar os terrenos disponíveis para a instalação das torres. Essa é a premissa básica, mas aos poucos nós vamos descobrindo que esse espaço é de alguma forma amaldiçoado e cobra um preço em sangue de quem o visita.

O autor conseguiu mesclar bem as personagens principais com toda uma mitologia de bem e mal, trazendo representações de uma batalha eterna. O grande ganho do livro é conseguir fazer uma história no interior do Ceará sem desconecta-la desse espaço. Nós vemos vários livros que se dizem passar em território brasileiro que no fundo, só pegam alguns nomes, mas não fazem essa ligação tão natural.

Eu demorei dois dias pra terminar o livro, não conseguia tirar os olhos do kindle. Foi quase um encantamento. Gostei demais da história e de como  o autor conseguiu manter uma qualidade até o final. A única coisa que me incomodou foi um fechamento do roteiro um pouco clichê ao meu ver, acho que eu esperava uma referência menor a religiosidade. De qualquer jeito, valeu a pena cada segundo de leitura, super recomendo.


AUTORES: Mauro Lopes
PÁGINAS: 240
EDITORA: Kindle Edition                                                              LANÇAMENTO: 2017
ONDE COMPRAR: Aqui


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top