Imagine a seguinte situação: viver nos anos 70 nos EUA em uma família ortodoxa, numa sociedade religiosa e científica que ignora as dúvidas de uma pessoa fora do comum! Esse é o desafio de Cal.
Vivendo como menina a maior parte de sua infância e adolescência, Cal começa a puberdade com muitas coisas ainda indefinidas. Após muito medo dos pais e da sua reação, ele vai se descobrindo, tentando compreender seu corpo, suas escolhas e preferências, seu lugar no mundo, até que, após um acidente com um trator, o médico que o trata descobre sua síndrome, Cal é levado a uma clínica especializada e passa aos poucos tomar ciência da sua condição e acontece um longo processo de aceitação de sua identidade.
Uma história que mistura romance, drama, aventura, suspense e comédia de forma equilibrada. Envolvente, inteligente, provocador, polêmico e muito fascinante. Cal volta três gerações da família Stephanides para explicar a mutação no seu gene. A narrativa do passado tem início momentos antes de seus avós fugirem da Grécia e passa pelas duas guerras mundiais, a grande depressão, lei seca, segregação racial, até chegar no ponto em que sua vida começa.
Confesso que a primeira e a segunda parte são mais arrastadas, mas entendo que elas são importantes para se entender a estrutura familiar que o personagem cresceu e como foi influenciado por eles. A narrativa em primeira pessoa faz com que nos aproximemos dos personagens. Sua história foi baseada no relato do intersexual Herculine Barbin que o escritor leu em 1980 e considerava mal explorado. Poderia escrever uma longa resenha sobre este livro ou até mesmo escrever um outro livro sobre tudo o que achei dele, mas tudo isso seria pouco, não chegaria perto de como ele realmente é e como essa leitura foi prazerosa.
"Nasci duas vezes: primeiro como uma bebezinha, em janeiro de 1960, num dia notável pela ausência de poluição no ar de Detroit; e de novo como um menino adolescente, numa sala de emergências nas proximidades de Petoskey, Michigan, em agosto de 1974."
Postar um comentário Blogger Facebook