Bem-vindos a uma realidade alternativa, onde a monstruosidade cotidiana da cidade grande é revelada em toda a sua crueza e crueldade. Um lugar onde os policiais se transformam em lobos quando a noite cai, onde os políticos são vampiros centenários e os viciados são zumbis, dominados por uma droga que provoca o irresistível desejo de comer cérebros. Uma metrópole infestada de criaturas sinistras: ogros, gárgulas, vermes do pântano, endemoniados e seres bestiais acometidos pelo Mal de Circe, que faz vir à tona o lado animal de cada um.
É nesse dantesco cenário que vamos encontrar Liana, uma jovem zumbi em sua árdua jornada das trevas da ignorância para a luz do autoconhecimento. Nessa aventura, ela precisa enfrentar os monstros externos e internos se quiser conquistar o grande prêmio: descobrir sua verdadeira natureza; e, assim, cumprir sua missão. Tudo isso em meio a uma trama de assassinato, perseguição e muitas reviravoltas, que envolvem misteriosos seres interdimensionais e um asteroide em rota de colisão com a Terra.
Uma história onde a fantasia é tão apavorante que chega a se confundir com a mais pura realidade.
O desafio de apresentar um mundo que é um espelho do nosso, porém muito mais sórdido e cruel (ou será que não?) parece ter sido a premissa do autor. Ao iniciarmos nossa jornada em Favela Gótica somos chocados, todo o tempo!
Justamente pelo ritmo do início do livro e pelas constantes explicações dos "Registros Akáshicos", tive certa dificuldade com a leitura. Achava que tais registros, que serviam como notas explicativas no meio do texto, quebravam dinâmica proposta. Mais do que isso, o uso das gírias e de um vocabulário altamente informal causava estranheza.
Porém isso foi apenas na primeira parte da trama. Com a reviravolta construída pelo autor na metade do livro, tudo muda e eu mal podia esperar pela conclusão dessa história. Vencendo o início, tudo vale a pena.
Somos apresentados à um mundo onde os monstros são reais. As pessoas convivem e lidam com eles o tempo todo. E o próprio conceito de pessoas é diluído. Graças ao Mal de Circe, muitos se transformaram na sua verdadeira essência animal. Policiais? Lobisomens. Traficantes? Jacarés. E isso é normal. Ou tão normal quanto pode ser.
Vivemos em si a crueldade humana em seu ápice. O ponto de virada dos Registros Akáshicos para mim foi quando começou a ser explicada a história dos "Endemoniados". Pessoas que teriam visto um filme que os faz sucumbir aos desejos mais cruéis do seu interior.
Acompanhamos aqui a jornada de Lica, uma viciada em Z que vai passar por tanta coisa nas páginas do livro que eu quase a chamo de Baudelaire...Como expliquei antes, no início, o ritmo das suas desventuras é tanto que mal nos importamos, porém com o tempo entendemos que há uma trama muito maior acontecendo ali.
A conclusão da história é muito criativa e deixa inclusive portas abertas para o futuro dessa narrativa. Pelo final, leria o livro várias vezes, mesmo que, sabendo como tudo se desenrola, a surpresa da trama acaba se diluindo.
Favela Gótica é um livro sobre o interior humano. Recheado de críticas sociais, é uma bela peça de um produto nacional.
AUTOR(A): Fábio Shiva
Postar um comentário Blogger Facebook