Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: SUBURBURINHO: ENTRE BRIGAS E AMORES SUBURBANOS
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Sabe aqueles dias em que você acorda e se deslumbra com a calma e tranquilidade de uma vida simples e pacata? Sabe? Aqui, na balbúrd...



Sabe aqueles dias em que você acorda e se deslumbra com a calma e tranquilidade de uma vida simples e pacata? Sabe? Aqui, na balbúrdia dos nossos quintais suburbanos, ninguém faz ideia de como seja isso.

Eu já acompanho o André Gabeh há um tempo no facebook, lendo suas histórias e causos do subúrbio do Rio de Janeiro. Entre as poucas compras que fiz esse ano na Bienal do Rio, uma delas foi o  primeiro livro dele, Suburburinho. Se eu já me divertia muito com os posts dele, essa foi uma experiência de aquecer o coração com boas risadas suburbanas.

Diferente do que ele faz nas redes, dessa vez ele criou personagens fictícios em uma história que pega duas gerações. Mas isso sem perder os elementos de comédias e absurdos que ele reuniu nesses anos de contação de histórias da população carioca. 

Eu tenho uma dificuldade com livros que se propõe a ser de comédia porque acho que eles podem ser muito forçados. Mas Suburburinho consegue unir uma narrativa firme e engraçada por si só, não precisando de muitas interferências do narrador. Quem é do Rio vai reconhecer os arquétipos de cada personagem. E quem não é, vai entender melhor a cidade sem aquelas lentes do Manoel Carlos.

Quero dar um destaque para a capacidade que o André teve de unir as duas partes da história. Uma se passa nos anos setenta e a outra em 2018. Cada personagem, que em um primeiro momento parece deslocado, ao longo do texto vai ganhando um papel claro na trama. Tudo isso acontece de forma muito natural. Acontecem muitos absurdos e loucuras na história, mas como moradora da zona oeste carioca posso garantir que todos eles são plausíveis e podem estar acontecendo nesse momento.

Pra quem acompanhar ele nas redes é só ir aqui e aqui.

AUTOR(A): André Gabeh
PÁGINAS: 116
EDITORA: Autografia
LANÇAMENTO: 2018
ONDE COMPRAR: Aqui

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top