Fonte da imagem: Minha Vida Literária
O método Bullet Journal é muito mais do que uma forma de organizar tarefas através de anotações. É uma maneira de diminuir a ansiedade e “viver de forma intencional”. Ao remover as distrações e focar seu tempo e energia nas atividades que realmente trazem resultado, você vai transformar sua vida profissional e pessoal. Aprenda neste livro a: - Registrar o passado; - Organizar o presente; - Planejar o futuro. Um guia certeiro para quem quer tomar as rédeas da própria vida e comemorar um aumento na produtividade.
O simples ato de registrar os detalhes importantes da vida contribui para encontrar paz e a satisfação pelas quais tanto ansiamos. Permite que as pessoas se reconectem consigo mesmas e com as coisas que são importantes para elas - Ryder Carrol ( pág.23).
Antes de iniciar a leitura de O Método Bullet Journal achei que iria ler um livro metodológico, só mostrando como aderir ao método, mas ao avançar na leitura percebi que o livro é bem mais do que isso. Como o próprio autor explica, o BuJo é uma filosofia de vida, é uma forma de organização que promete nos ajuda a ter consciência e saber manejar bem os dois mais preciosos recursos de nossa vida: nosso tempo e nossa energia.
O livro, muito mais do que métodos, mostra a própria experiência de vida do autor e criador do método, além das experiências de várias de seus usuários. Esse é um dos pontos bem interessantes do livro, no qual você percebe que se usado da forma correta, o método pode sim cumprir o que ele promete, a depender de nós mesmos é claro.
Diversas partes do livro durante a leitura me marcaram profundamente, esse é aquele tipo de livro que lhe faz sentir vontade de sair correndo, comprar uma agenda e organizar sua vida, que foi o que exatamente fiz. Além disso, o autor dá enfase ao quanto nosso tempo é valioso, e que muitas vezes, repensar escolhas e decisões que vamos tomar, além de descartar o que não é necessário de nossas vidas pode ser a melhor coisa a se fazer.
A ciência sugere que escrever à mão aprimora o modo como lidamos com a informação, fortalecendo nosso pensamento associativo(...). Estamos ao mesmo tempo expandindo nossa consciência e aprofundando nossa compreensão. (Pág. 60)
O autor nos mostra, com base em fatos científicos, o quão importante é o ato de escrever e de registrar nossos pensamentos. Ainda que de forma curta e simplificada, o hábito da escrita e registro diário tem impactos profundos sobre nossa maneira de agir e ver o mundo ao nosso redor. Aprendemos a identificar nossos erros, concertá-los, otimizar nosso tempo, e a ver o presente como um possibilidade para o futuro, além é claro que ter um registro de nossas atividades, pensamentos e situações, tudo ali para quando quisermos relembrar.
Gostaria também de deixar algumas dicas para você que está pensando em iniciar o método ou pretende mantê-lo:
1. Tenha comprometimento com o BuJo: Sei que é difícil para quem não tem prática, principalmente no começo, confesso que eu também levei um certo tempo para me acostumar e aderir da maneira correta o método, mas o que importa é a consistência. Então tente ao máximo se planejar todos os dias, escrevendo no seu BuJo, mesmo coisas que você ache besta a princípio, podem ajudar bastante no seu planejamento semanal, mensal, etc.
2. Observe o que você tem feito, monitore suas ações: Essa é uma das principais vantagens do método, que se você saber usar, pode lhe render grandes benefícios. Uma dica do autor é escrever e planejar seu dia pela manhã, antes do início do trabalho, faculdade ou escola, e rever seu dia e as atividades concluídas ou novos compromissos à noite. Assim você estará monitorando suas atividades e realmente organizando o que acha importante em sua vida.
3. Escreva notas sobre o que está sentindo, impressões, etc: O registro diário é super prático e moldável, mas se escrever apenas seus compromissos ou atividades importantes parecer uma atividade chata e cansativa, descreva também suas emoções, use o BuJo como diário também, afinal, quando você revisitá-lo vai ter boas recordações daquilo que provavelmente esqueceria caso não anotasse.
4. Leve-o com você para todo lugar que puder: Se você pretende realmente estar imerso no método, tente levar seu BuJo com você para onde puder. Vai para escola de mochila? Coloque-o dentro. Nunca se sabe quando você pode precisar dele.
5. Divirta-se fazendo e aproveite cada momento: Tenha em mente que uma agenda em forma de Bullet Journal pode servir como um livro de recordações, então não menospreze-o.
Não Adiemos nada. Equilibremos a conta da vida todos os dias. (...) Aquele que dá os toques finais em sua vida diariamente nunca precisa de tempo.
Sêneca, Cartas a Lucílio
AUTOR: Ryder Carroll
PÁGINAS: 326
EDITORA: Companhia das Letras - Selo Fontanar
LANÇAMENTO: 2018
ONDE COMPRAR: Amazon
Postar um comentário Blogger Facebook