Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: A MORTE DE HITLER: ELE MORREU MESMO?
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Um relato dramático e revelador dos últimos dias no bunker de Hitler, baseado em arquivos soviéticos nunca antes revelados e investi...


Um relato dramático e revelador dos últimos dias no bunker de Hitler, baseado em arquivos soviéticos nunca antes revelados e investigações forenses de última geração.Os nazistas capitularam no dia 8 de maio de 1945. Hitler se suicidou uma semana antes, em seu bunker berlinense. Os aliados e os soviéticos festejaram a vitória juntos. Essa é a versão mais conhecida da história. Na realidade, porém, no dia 1o de maio, Stálin ordenou que seus soldados investigassem a morte de Hitler e capturassem o corpo do ditador. O objetivo era buscar evidências da morte do homem ou um troféu de guerra que provasse ao mundo inteiro que seu país derrotara o monstro? Em 2017, depois de dois anos negociando com as autoridades russas, os jornalistas Jean-Christophe Brisard e Lana Parshina tiveram acesso aos dossiês confidenciais referentes à inacreditável perseguição ao corpo de Hitler empreendida pelos espiões soviéticos, assim como aos interrogatórios daqueles que testemunharam os últimos dias do Führer. E o mais importante: Moscou concordou em mostrar pela primeira vez e deixar que examinassem seus restos mortais — um pedaço do crânio com a marca da bala e a mandíbula. Numa investigação digna de um romance de espionagem, os autores colocam um ponto final nos últimos questionamentos a respeito da morte de Hitler.


Livros envolvendo direta ou indiretamente relatos e efeitos da Segunda Guerra Mundial sempre foram leituras que me atraíram, com o intuito de entender o que houve nessa época tão nebulosa da existência humana. 

Quando o livro ‘ A Morte de Hitler’ foi anunciado pela Companhia das Letras, fiquei bem animada para fazer sua leitura. Afinal, o livro fala de uma pessoa tão influente, de forma absurdamente negativa, mas que ainda assim teve uma morte que levanta tantos tipos de questionamento.

Hitler morreu mesmo? Se sim, como? Quando? Foi por cianeto ou um tiro? E a sua esposa? Por que os russos têm tanto medo de fazer análises forenses se têm tanta certeza que o crânio que eles guardam com tanta estima e cuidado, pertenceu ao Führer?

Tais questionamentos são explicitados durante a narrativa do livro, feita de forma de escrita investigativa, que te prende até o fim da última página. Os autores e jornalistas Brisard e Parshina escreveram de tal forma, que mesmo que o assunto seja tão amplamente discutido, se torna interessante e diferente aos olhos do leitor! Vale uma chance ao livro!



Título: A Morte de Hitler 
Autor: Jean-Christophe Brisard e Lana Parshina
Tradutor: Julia da Rosa Simões
Editora: Companhia das Letras 
Páginas: 352
Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top