Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: O DESTINO DE UMA NAÇÃO: AS PALAVRAS QUE MUDARAM O MUNDO
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Logo após assumir o posto de primeiro-ministro da Grã-Bretanha em maio de 1940, Winston Churchill proferiu três discursos que mudaram...


Logo após assumir o posto de primeiro-ministro da Grã-Bretanha em maio de 1940, Winston Churchill proferiu três discursos que mudaram o rumo da Segunda Guerra Mundial. São falas memoráveis que deram o tom da resistência britânica. Com palavras, ele mudou o clima político e mobilizou uma reticente e amedrontada população. Em O destino de uma nação, Anthony McCarten analisa como isso foi possível e conta nos mínimos detalhes como foram aquelas “horas escuras” pré-guerra.
A partir de pesquisas nos Arquivos Nacionais, onde teve acesso às atas das reuniões do Gabinete de Guerra que Churchill chefiava, McCarten traz revelações impressionantes. A mais importante delas: a possibilidade real de um acordo de paz entre Grã-Bretanha e Alemanha. Pelo menos em duas ocasiões, o primeiro-ministro, apresentado à história como o maior inimigo de Hitler, disse que não faria objeções a negociações se o ditador alemão fizesse algumas concessões. “Será que Churchill considerava seriamente entrar em conversações de paz com um maníaco homicida que ele abominava mais do que qualquer outra pessoa? Parece que sim”, conclui McCarten. Transformado em filme, O destino de uma nação vai comover e impressionar todos os que se interessam pela história do mundo.


A história é escrita pelos vencedores. Por isso é tão comum ver Winston Churchill como um fiel combatente aos ideias nazistas, tendo dedicado vários anos de sua vida ao cargo de Primeiro-Ministro e ajudado a vencer a guerra. Mas e se fosse possível conhecer um outro lado do líder?

Em "O Destino de Uma Nação", acompanhamos cartas, trechos transcritos, diários, enfim, diversas fontes que mostram outros lados do grande líder inglês. Suas indecisões, medos e jeito difícil se misturam às opiniões contrárias de seus adversários. 

Vemos que o caminho de Churchill não foi fácil. Seja na vida, seja na 2ª Guerra, ele enfrentou adversidades durante todo o seu caminho, o levando ao limite várias e várias vezes. O Grande Líder demonstra um lado pouco conhecido, mas que explica como chegou onde chegou.

Um homem que sempre inspirou lealdade por onde passou, cogitou seriamente um acordo de paz com Hitler. Um defensor da democracia, se viu em meio à jogos políticos e tendo de se submeter à ditadores.

O Destino de Uma Nação é um livro sobre pessoas, mas principalmente, sobre discursos. Desde seu inicial na Câmara, pouco aprovado, até o vencedor, quando abandonou quaisquer opções de negociar a paz. 

Um livro histórico, mas também pessoal e importante, para mostrar como as decisões de uma pessoa podem mudar o mundo.



TÍTULO: O Destino de Uma Nação

TÍTULO ORIGINAL: Darkest Hour
AUTORA: Anthony McCarten
EDITORA: Planeta
PÁGINAS: 280
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top