Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: O TEMPO ENTRE COSTURAS: PONTOS INTERLIGANDO VIDAS
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Sira Quiroga é uma jovem costureira que, na Madri dos anos 1930, se apaixona por Ramiro. Ainda que mal o conheça, decide deixar o paí...

Sira Quiroga é uma jovem costureira que, na Madri dos anos 1930, se apaixona por Ramiro. Ainda que mal o conheça, decide deixar o país por aquele novo amor. Mas o destino lhe reserva uma série de surpresas, a começar pelo desaparecimento de Ramiro pouco depois de chegarem ao Marrocos. A partir daí a jovem se converte, quase sem se dar conta, numa peça-chave na luta contra o fascismo europeu – da ditadura franquista em sua Espanha natal ao nazismo na Alemanha. Comparada a Carlos Ruiz Zafón por sua prosa envolvente e pela imaginação ao combinar fatos e personagens reais com ficcionais, María Dueñas conta em ‘O tempo entre costuras’ uma aventura apaixonante, na qual os ateliês de alta costura, a sofisticação dos grandes hotéis, as conspirações políticas e as obscuras missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade às pessoas próximas e com o poder incontrolável do amor.

Bem, não tenho dúvidas de não poderia ter começado melhor meu ano literário. Você gosta de romance? De guerras? De investigação? Bem, eu gosto de tudo isso. Mas o melhor de tudo foi saber que María Duenãs nos fez o favor de unir todos esses fatores em um único livro, chamado: O Tempo Entre Costuras.

Sabe aquele livro de capa dura, páginas grossas, cheiroso, que quando você bate o olho, se apaixona? Mas talvez, depois de alguns minutos, comece a achar que a história pode ser não tão boa quanto a aparência do livro? Então, mesmo assim, depois de ler a sinopse, você vai lá, começa a ler e então, se envolve completamente com a história. 

Bem, ‘O Tempo Entre Costuras’ acabou por se tornar um dos meus livros favoritos por diversos motivos. O primeiro, é pela escrita FASCINANTE de María Dueñas. O jeito como essa mulher escreve, além de te fazer entrar literalmente na narrativa, te faz entender os motivos dos personagens tomarem as decisões que tomaram, te faz entender a situação histórica e social, sem que se torne enfadonho ou cansativo.

Além disso, os personagens não são facilmente compreendidos. Na verdade, eles são quase pessoas reais. Com dúvidas, medos, escolhas, amores e desilusões. São pessoas que como nós, passam por problemas diários e que fazem o que podem, até o que não podem, para solucionar, para se livrar do peso das consequências e de escolhas erradas. 

Esse livro se passa na época 1930, quando Sira Quiroga, prestes a se casar com um rapaz trabalhador que muito a ama, se apaixona perdidamente por Ramiro Arribas, homem galante e cortês que a leva para longe de sua mãe solteira, da Espanha para o Marrocos. Contudo, com o passar do tempo, Sira nota que Ramiro talvez não seja a pessoa que ela se apaixonou - em muito pouco tempo - e deixa tudo para trás. O que acontece quando a vida mostra que suas escolhas não foram as certas?

Além disso, em meio ao romance, aos problemas, vemos ao fundo o plano histórico de uma guerra, uma época sangrenta, dolorosa. E a medida que vamos lendo, começamos a entender que somos pequenos pontos, dentro de um grande retrato, muito maior, muito mais complexo.

Esse livro me encantou, pela sua escrita direta e ao mesmo tempo sentimental, por sua facilidade de nos envolver e por mostrar que, às vezes, nossas dificuldades podem até parecer pequenas, mas fazem parte de um plano muito maior. 

Recomendo a leitura! 




Título: O Tempo Entre Costuras
Autor: María Dueñas
Editora: Planeta
Páginas: 480
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top