Comentários
Leandro Cruz Leandro Cruz Author
Title: THE GIFTED: OS MUTANTES E O PRECONCEITO
Author: Leandro Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Os X-Men nos quadrinhos surgiram como um símbolo da luta das minorias. A resistência contra um preconceito gigantesco sobre quem é dife...

Os X-Men nos quadrinhos surgiram como um símbolo da luta das minorias. A resistência contra um preconceito gigantesco sobre quem é diferente. E The Gifted consegue transmitir isso com maestria!

É sempre complicado imaginar o porque o preconceito existe. Estando ligado à uma questão sociológica, sempre existiram e existirão minorias e maiorias e parece ser uma prerrogativa a opressão de uma sobre a outra. Os quadrinhos, como um meio de debate sobre o mundo real, soube usar esse delicado tema diversas vezes, mas a melhor sempre foi com os Mutantes.

Em um mundo que surgisse pessoas com uma evolução genética que lhes conferisse poderes, o caos facilmente se instalaria. Aqueles que não tem os poderes iriam se sentir intimidados, enquanto alguns dos poderosos poderiam seu por no direito de controlar à todos. Essa sempre foi a luta do Professor Xavier de de Magneto, dois pontos de vistas sobre o mesmo problema. A irmandade dos Mutantes queria o poder. Os X-Men queria lutar pela igualdade.

Se nos filmes a ação sempre esteve em primeiro lugar, em The Gifted podemos ver um outro lado da questão. Em um mundo onde as principais equipes se foram, os mutantes são caçados após um incidente que matou várias pessoas. O causador do problema não é o ponto, mas os dois lados perderam pessoas, mesmo que todos não vejam assim.

Acompanhar como pessoas até então comuns podem ser alvos de uma perseguição sem limites é o extremo do preconceito. O que diferencia um do outro é uma mutação que o faz dono de um poder que pode ou não ser usado para ferir os outros. Mas nem se dá o tempo de entender o que isso significa, pois ser diferente é um crime. 

De certa forma isso é algo presente em nosso mundo há tempos. Se você não segue a massa, não faz parte do tecido social como um ser produtivo e igual à maioria, você será repreendido. Nem sempre de maneira dura ou preconceituosa, mas o diferente tende a sofrer represálias dos mais diferentes tipos. 

Os mutantes são os diferentes. Podendo ou não ser o próximo passo da evolução, eles nem tem tempo para entender seu papel no mundo. Pois não existe lugar para eles no mundo. O medo do novo pode mudar as pessoas mais do que a certeza da mudança. E isso é algo que The Gifted vem trabalhando muito bem.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top