Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. Preservando a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor.
‘Dois Irmãos’, tem sido uma obra literária bem aclamada, comentada e que tem ganhado cada vez mais reconhecimento entre os leitores. Um desses, foi eu.
Eu já tinha ouvido falar bastante dessa obra, mas com o tempo acabei descobrindo que o livro se tornaria uma ‘graphic novel’ e uma minissérie. Com isso, minha curiosidade foi aumentando e aumentando, até eu ter desejo de ler e conhecer, pelo menos um pouco, essa história tão famosa.
E ainda bem que eu li. ‘Dois Irmãos’ é uma das histórias mais tocantes, doloridas e próximas da realidade que tive o privilégio de ler.
Ela relara a história de Omar e Yaqub, dois irmãos gêmeos. O mesmo rosto, a mesma idade, a mesma família. E ainda assim, completamente diferentes. Suas personalidades e desejos eram completamente opostas. Com exceção do amor. Ah, isso eles tinha por igual. O desejo da mesma mulher. E por causa disso, ainda quando pequenos, uma briga criou uma cicatriz no rosto de Yaqub e na relação da família para sempre.
Acrescentando com a atenção excessiva de Zana, a mãe, à Omar, a relação entre os irmãos vão se tornando cada vez mais agressivas. E é com essa base que a história segue. Vemos ao longo dos traços dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Sá, a história tomar forma, ir crescendo e nos envolvendo.
Além disso, o trabalho em conjunto de Fábio, Gabriel e a colaboração do autor da obra, Hatoum, trouxe por meio dos traços, um vivo retrato de Manaus e uma dramaticidade a história pela escolha dos desenhos sendo preto e branco.
Posso dizer, com todo a certeza, que essa ‘graphic novel’ foi uma das que mais me emocionou e me fez desejar que não chegasse ao fim.
Título: Dois Irmãos
Autor: Gabriel Sá, Fábio Moon
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 232
Ano: 2015
Onde Comprar: Saraiva
Postar um comentário Blogger Facebook