Comentários
Dana Rodrigues Dana Rodrigues Author
Title: Dicionário do Seriador
Author: Dana Rodrigues
Rating 5 of 5 Des:
Hiatus? Spoiler???? Seriador que é seriador de verdade, sabe o significado desses termos. Você que ainda não aprendeu, o DDS te mos...



Hiatus? Spoiler???? Seriador que é seriador de verdade, sabe o significado desses termos. Você que ainda não aprendeu, o DDS te mostra nesse dicionário os termos mais utilizados pelos fanáticos por séries. Pronto para relembrar e aprender?

CLIFFHANGER: É aquela crueldade feita pelos roteiristas contra os fãs, onde eles te mostram aqueles momentos decisivos, marcantes, com alguma revelação bombástica ou com seu personagem favorito correndo risco de vida deixando aquele gostinho de quero mais... Para, então, mostrar a sequencia de tudo isso num próximo episódio ou, até mesmo próxima temporada. * Depois querem que seriador tenha um emocional equilibrado*

CROSSOVER: É o que ocorre quando duas séries se encontram em um só episódio. Uma pena é que normalmente só acontece em séries do mesmo canal.

FALL SEASON: Momento de alegria na vida do seriador, é aquela época em que a maioria das séries está voltando do hiatus e novas séries estão estreando. Ou seja, é tempo de matar a saudades daquelas que já somos viciados e, claro, viciar em novas também! Compreende o período de setembro a maio.

FANDOM: É o conjunto de fãs de uma determinada série. O fandom geralmente é aquela parte dos fãs que vai se matar em votações pelo ídolo ou mesmo conseguir salvar a sua série do cancelamento eminente *Jericho e suas nozes mandaram lembranças*. Ou seja, fandom é coisa séria também!!

GUILTY PLEASURE: Sabe aquela série que você é apaixonado, mas morre de vergonha de admitir? Então isso é o seu “guilty pleasure” todo mundo tem, a maioria esconde... mas tem uns “loucos” que gritam aos quatro ventos

HIATUS: Vulgo pior período da vida de seriador. Hiatus é aquela pequena *ou grande* pausa na exibição de sua amada série. Lembrando que os hiatus de cada série são variados e eles podem ocorrer entre uma temporada e outra, ou mesmo no meio de uma mesma temporada.

MID SEASON: Ocorre entre a fall e a summer, é uma baixa temporada… quando as séries mais badaladas da fall terminam e você fica roendo as unhas pelas melhores da Summer! Acontece também na época das festividades de fim de ano.

MID SEASON FINALE: Não é a season finale, mas é o episódio que precede aquele hiatus ENORME de deixar qualquer seriador com o coração na mão.

PILOT/PILOTO: Primeiro episódio de uma série! É aquele episódio chave que vai servir como teste para saber se a série foi aprovada pelo público ou não.

PROCEDURAL: Série menos focada em uma história central, mas mais centralizada em casos semanais.

S01E01: É apenas uma representação mais simples e mais prática de escrever qual o número do episódio e qual seria sua temporada (season) em uma série. Basicamente: S01(primeira temporada)E01 (episódio 1). Também pode ser representado usando apenas 1x01, seguindo a mesma ordem: 1(temporada)x01(episódio).

SEASON FINALE É o episódio final da temporada de uma série que já foi renovada, ou seja, terá continuação. Diferente da Series Finale que seria o último episódio da série como um todo.

SEASON PREMIERE: É o primeiro episódio de cada temporada de uma série.

SHIPPER: É aquela pessoa que torce por algum casal de uma série *ou de várias!!!*. A palavra shipper está diretamente ligada a Ship e Shippar

Shippar: Torcer por um casal na série.

SHIP: Casal da série (possível ou não) pelo qual o fandom enlouquece ( Caskett – Castle e Beckett, por exemplo) ver também shipper e shippar.

SHOWRUNNER: Em geral o produtor e/ou roterista da série. O grande nome por trás de todas as grandes decisões, um exemplo? A Shonda Rhimes de Grey’s Anatomy.

SPIN-OFF: A série faz tanto sucesso que os produtores resolvem reproduzir o sucesso, criam o filho… Alguns spin-offs de sucesso? NCIS, NCIS LA, Law & Order: SVU Outros já vão do parto direto pro ostracismo, foi o que aconteceu com Law & Order: Los Angeles.

SPOILER: É basicamente quando alguém solta sem querer *ou não* uma informação sobre o que vai acontecer no próximo episódio, acabando com toda a alegria da descoberta por parte de quem não assistiu ainda. Sejam bonzinhos e antes de soltar um desses coloque bem grande em letras garrafais *SPOILER ALERT*, os seriadores agradecem!

SUMMER SEASON: É esse período entre junho e agosto onde, como a maioria das séries da Fall Season está em hiatus para voltar apenas em setembro, a TV a cabo americana aproveita para exibir novas séries ou novas temporadas das suas séries renovadas.

UPFRONT É aquele momento de tensão onde as emissoras revelam os novos projetos e as séries canceladas e renovadas para uma nova season. Sabe aquele momento que você fica com seu coração na mão esperando a emissora dar um veredito se sua amada série foi renovada ou não e que você sofre por antecipação? Então...bem esse momento.





Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top