Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: O FANTASMA DA MÁQUINA: TODO MUNDO SE PERDE NOS OUTROS
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Alex está viva. Ela ainda não sabe disso, mas é só uma questão de tempo… NOVO MODELO DE ANDROIDE NO MERCADO! Apesar da função ex...



Alex está viva.
Ela ainda não sabe disso, mas é só uma questão de tempo…

NOVO MODELO DE ANDROIDE NO MERCADO!
Apesar da função exclusiva de robôs de companhia, a verdade é que existe pouca coisa que os Laikas não possam fazer. Tudo depende, é claro, da vontade do dono — são completamente confiáveis e obedientes! Têm plena capacidade de realizar qualquer atividade humana, mas, acredite se quiser, muitos veem isso como um problema. São "reais" demais. Esqueçam isso! A melhor tática é parar de pensar no que um Laika pode fazer, vamos mudar a questão: o que você faria com um Laika?

Alex está aqui para responder! Ela não sabe o que fazer consigo mesma. Tem certeza de que alguma coisa mudou em sua programação quando viu o melhor amigo se matar no Parque da Melancolia, mas o quê? Não parece ser um simples defeito. Essa dúvida guia seus passos por toda a ilha de Aurora, procurando respostas para perguntas que não deveriam existir. 

"Você não come, não bebe, não chora. É nessas horas que descobrimos o que realmente é necessário para sobreviver."

Eu tenho que certeza que ainda serão muitas as vezes que eu terei que agradecer ao Literary Hurricane por me apresentar autores incríveis. O Fantasma da Máquina foi o livro de Setembro do clube em 2019. Como sempre estava atrasada e não tão animada com a pilha de coisas para ler. O que me incentivou foram as resenhas promissoras que eu vi. Nenhuma delas estava errada.

O livro conta a história de Alex, uma androide criada para tomar conta de Krister Zamiatine, esse um jovem com ansiedade social.Após alguns eventos traumáticos, Alex se vê sozinha, pela primeira vez sem um guia dizendo o que ela tem que fazer. Ao mesmo tempo, começa a sentir coisas estranhas, sensações e pensamentos que nunca antes tinham cruzado seus circuitos.  Ela parte em uma jornada sem rumo e no meio do caminho encontra pessoas que a fazem questionar tudo o que ela acreditava sobre si

Gabriela faz um delicado trabalho ao descrever as mudanças que ocorrem dentro de Alex, o medo crescente que ela sente, apesar de também uma fascinação pelo o que ela está vivenciando. A capacidade humana dela é posta a prova na situação mais humana possível: a sobrevivência diante do perigo. O jeito que ela reage às ameaças é de uma forma confusa, que nem sempre funciona, mas na qual está sempre claro esse desejo de continuar a existir.

Há claras influências, como não poderia deixar de ser, de outras histórias como Blade Runner. Mas isso não impede a originalidade do livro, a escrita é madura e capaz de envolver um leitor de qualquer idade. Conforme Alex vai descobrindo o mundo a sua volta, o leitor também se vê, algumas vezes pela primeira vez, analisando sentimentos e ações que antes pareciam tão banais. A maior capacidade de Gabriela é também nos fazer sentir como o fantasma da máquina, com um certo deslumbramento e terror pelo novo.

p.s.: Esse livro só está disponível em formato e-book. Você pode ler no computador, celular, tablet ou leitor de livro.

 AUTOR(A): Gabriela S. Nascimento
PÁGINAS: 240
EDITORA: Plutão Livros
LANÇAMENTO: 2019
ONDE COMPRAR: Aqui




Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top