Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: LONGE DE CASA: MINHA JORNADA E HISTÓRIAS DE REFUGIADAS PELO MUNDO
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
Neste livro, a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz conta sua história de migração e dá voz a garotas que estão entre os ...


Neste livro, a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz conta sua história de migração e dá voz a garotas que estão entre os milhões de refugiados pelo mundo.

Ao longo de sua jornada, a paquistanesa Malala Yousafzai visitou uma série de campos de refugiados, o que a levou a pensar sobre sua própria condição de migrante — primeiro dentro de seu país, ainda quando criança, e depois como ativista internacional, livre para viajar para qualquer canto do mundo, exceto sua terra natal.
Em Longe de casa, que é ao mesmo tempo um livro de memórias e uma narrativa coletiva, Malala explora sua própria trajetória de vida e apresenta as histórias de nove garotas de várias partes do mundo, do Oriente Médio à América Latina, que tiveram que deixar para trás sua comunidade, seus parentes e o único lar que conheciam.
Numa época de crises migratórias, guerras e disputas por fronteiras, Malala nos lembra que os 68,5 milhões de deslocados no mundo são mais do que uma estatística — cada um deles é uma pessoa com suas próprias vivências, sonhos e esperanças.



Malala Yousafzai ficou conhecida por sua luta pelos direitos das meninas no Paquistão e pelo atentado que sofreu por defender essa causa. Acredito que ela não fazia ideia de como isso iria mudar sua vida, como depois desse desastre sua voz ganharia mais força, teria mais alcance, conscientizaria mais pessoas e ganharia um prêmio Nobel. Bom, se você desconhece Malala e sua história, não se contente com esse resumo que acabei de fazer ou o resumo que vem nesse livro, leia o Eu sou Malala. É uma história linda e comovente, palavras de uma pessoa que a admira.
Estou longe de casa, e escolho usar as lembranças de momentos da minha vida para me ajudar a me conectar com 68,5 milhões de pessoas deslocadas e refugiados no mundo todo. Para vê-las, para ajuda-las, para compartilhar suas histórias"
Além de trazer um breve resumo de sua história, nesse livro acompanhamos a história de outras 11 meninas de nacionalidades distintas, mas com algo em comum, todas tiveram que sair de sua terra natal, não pelo fato de não gostarem de onde viviam, mas por terem sido forçadas por algum tipo de conflito.
Ter uma escolha tão importante tirada de mim me deixou ainda mais apegada às escolhas que posso fazer. Escolho falar. Escolho defender os outros. Escolho aceitar o apoio de pessoas do mundo todo.”
Logo no prólogo somos levados a uma reflexão: quem são os refugiados e por que deixaram seu país? Essas perguntas vão além das pessoas citadas no livro, porque como sabemos estamos vivendo um momento de grande movimento de imigrantes. E que muitas vezes são recebidos de forma pouco hospitaleira. Por isso acredito que esse livro é tão importante neste momento.
Se perder a esperança, pode olhar para si mesma e para o que já conquistou. Você já é forte."
Voltando as perguntas, quem são os imigrantes e por que eles deixaram seu país, vocês já pararam para refletir sobre elas? O que levou essas pessoas a saírem do lugar em que viviam para ir até outro, onde o futuro era incerto, mesmo sem terem condições de se manterem lá ou ao menos de ter como chegarem lá? Outro ponto sobre o qual o livro nos faz refletir é: como é o processo de adaptação dessas pessoas? Porque a cultura e os costumes são diferentes e por isso é mais um problema com o qual essas pessoas precisam lidar.
Não tinham encanamento, muito menos banheiro próprio. A casa era iluminada por velas. Na verdade estavam impressionados com o tamanho daquele lugar. Percebi na mesma hora a extensão do meu privilégio. Onde eu via tantos problemas, eles viam oportunidades."
São histórias que me emocionaram, mas que em alguns momentos também despertaram um pouco de revolta por causa das tristes situações que essas pessoas viveram. É um livro curto, com uma linguagem fluída e com histórias tocantes de pessoas que tem muito a ensinar, que através do livro conseguiram uma voz e um espaço.
Ninguém deixa sua casa a menos que ela seja a boca de um tubarão. Só se corre até a fronteira quando se vê a cidade inteira fazendo o mesmo. -Warsan Shire, Home



Título Original: We are displaced
Autor: Malala Yousafzai
Tradutor: Lígia Azevedo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232
Ano: 2019
Onde Comprar: Amazon

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top