Comentários
Diário de Seriador Diário de Seriador Author
Title: A HISTÓRIA DA VIDA: A CIÊNCIA É PARA TODOS
Author: Diário de Seriador
Rating 5 of 5 Des:
Em História do Universo, a interface predominante foi com a Física e a Cosmologia. Neste segundo livro, o diálogo constante será co...


Em História do Universo, a interface predominante foi com a Física e a Cosmologia. Neste segundo livro, o diálogo constante será com a Biologia Evolucionária.

O Universo e a Vida são cheios de mistérios. O ser humano, desde a pré-história, sempre sonhou em desvendá-los. Somos muito privilegiados por vivermos no séc. XXI, época em que já estamos bastante próximos de descobrirmos os grandes mistérios da origem e da evolução da vida, cujo véu, posto pelas religiões e pela mitologia, é, agora, desvelado pela Ciência.


Muito cedo na minha vida científica eu me perguntava "Para quem estamos produzindo ciência? Até onde nós, que produzimos e divulgamos ciência, estamos conseguindo chegar? A ciência chega em todos ou ela permanece restrita a um seleto grupo de pessoas?".


Em "História da Vida", o autor nacional Edmac Trigueiro se propõe a discorrer sobre a história da humanidade de uma maneira que qualquer leitor consiga entender como chegamos até aqui. Como partimos de um ser unicelular nos primórdios da vida na Terra para nos tornarmos esses seres complexos e racionais. Como a vida no planeta se tornou esse complexo sistema que é hoje. 


Edmac nos leva à um pequeno passeio com algumas das figuras mais emblemáticas da biologia como Darwin, Mendel e até mesmo Thomas Malthus, embora Darwin seja o ponto central da trama junto com a Teoria Moderna da Evolução. É quase um livro didático, talvez menos entediante para quem não os gosta, que conversa com o leitor de uma maneira muito gostosa de seguir a leitura. Nada complexo na narrativa, tudo simplificado e um público comum com menos conhecimento em biologia, consegue compreender exatamente o que o autor do livro está propondo, com isso o autor já triunfa no trabalho ao qual se propôs. 


O livro é curto, com 103 páginas e elas valem bastante a pena para quem gosta do assunto e, até mesmo para quem não gosta, quem sabe não é este o momento para você perder o medo de biologia, evolução e genética e tentar entender um pouco mais desse mundo tão incrível numa linguagem mais acessível?  

Cada capítulo é como uma parte da história de LUCA, que não mora no Bairro no Limoeiro. LUCA, a abreviação de Last Common Ancestor ou último ancestral comum, o primeiro ser vivo e precursor do planeta como o vemos hoje, com toda a diversidade de vida que ele apresenta. Sendo que o primeiro capítulo nos introduz quem é LUCA, o segundo chamado de "O Pai de LUCA" o autor vai fazer um relato extenso de Charles Darwin, falando um pouco de sua história e do surgimento do emblemático "A Origem das Espécies". O terceiro chamado "A Casa de LUCA", vamos conhecer um pouco mais sobre nossa casa, o planeta Terra, passando pela sua atmosfera inicial, as Eras que nos trouxeram até aqui e as características mais marcantes de cada uma delas. O quarto chamado "Como LUCA cresceu" onde vamos ter uma discussão mais aprofundada sobre a Evolução e a Seleção Natural e entrar um pouco na genética ao falarmos um pouco sobre nosso DNA. E, por último, temos "Os filhos de LUCA" que somos todos nós, todos os seres que habitam o planeta Terra. 


Para quem quiser, ainda, se aprofundar no que o autor está dizendo, ele colocou a lista de referências bibliográficas para que possamos acessá-la e ver de onde ele tirou as informações que constam no livro como um todo. 

Nós estamos passando por um momento bastante conturbado da história e de desvalorização, eu diria, de determinadas áreas e de determinados profissionais. Qualquer tentativa de ensinar as pessoas, de espalhar a ciência, com suas corroborações e não simples achismos, é válida e é importante. Ciência não precisa ser complexa o tempo todo, a gente pode simplificar e torná-la mais acessível, para que todas as pessoas possam - ou menos tentar- absorvê-la sem que ninguém se sinta deixado para trás. 

Ah, fiquem de olho no instagram do blog (@diariodeseriador) que vai rolar sorteio de um exemplar do livro e alguns marcadores de página do livro também! 

História da vida
TÍTULO: História da Vida
AUTOR: Edmac Trigueiro
EDITORA: Novo Século
PÁGINAS: 112
ANO: 2015
ONDE COMPRAR: Amazon


Livro cedido pelo autor para resenha.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top